CONTRIBUIÇÕES DOS SABERES E COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DE PROFESSORES DE ESPANHOL FRENTE À MIGRAÇÃO VENEZUELANA EM XXX – XXX
Résumé
Neste artigo, problematizam-se dados de uma pesquisa que objetivou compreender como a profissionalidade dos professores de Língua Espanhola do Ensino Fundamental influencia as práticas destes e de que maneira esta se articula aos saberes docentes frente à migração venezuelana. A investigação, de cunho qualitativo, utilizou entrevistas semiestruturadas para a produção de dados, que foram estudados por meio de análise temática. Como resultados, aponta-se que os conflitos emergentes do contexto da migração venezuelana exigiram do professor competências e saberes que ultrapassaram a formação inicial e adentraram no exercício de sua profissão. Constata-se, com isso, que a profissionalidade se constitui e articula-se com base em saberes provenientes dos processos formativos institucionalizados e, também, de outras experiências. No contexto da migração venezuelana, esse processo desenvolve-se mediante a prática reflexiva docente, evidenciando o lugar de fala do professor, preenchido por suas subjetividades, percepções e interpretações ante as demandas, experiências e lugares em que atua.
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