CONTRIBUIÇÕES DOS SABERES E COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DE PROFESSORES DE ESPANHOL FRENTE À MIGRAÇÃO VENEZUELANA EM XXX – XXX
Abstract
Neste artigo, problematizam-se dados de uma pesquisa que objetivou compreender como a profissionalidade dos professores de Língua Espanhola do Ensino Fundamental influencia as práticas destes e de que maneira esta se articula aos saberes docentes frente à migração venezuelana. A investigação, de cunho qualitativo, utilizou entrevistas semiestruturadas para a produção de dados, que foram estudados por meio de análise temática. Como resultados, aponta-se que os conflitos emergentes do contexto da migração venezuelana exigiram do professor competências e saberes que ultrapassaram a formação inicial e adentraram no exercício de sua profissão. Constata-se, com isso, que a profissionalidade se constitui e articula-se com base em saberes provenientes dos processos formativos institucionalizados e, também, de outras experiências. No contexto da migração venezuelana, esse processo desenvolve-se mediante a prática reflexiva docente, evidenciando o lugar de fala do professor, preenchido por suas subjetividades, percepções e interpretações ante as demandas, experiências e lugares em que atua.
References
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. Tradução de Sandra Trabucco Venezuela. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
GORZONI, Sílvia de Paula.; DAVIS, Claudia. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1396-1413, 2017. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4311. Acesso em: 21 nov. 2022.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza (Coleção questões da nossa época) - 6. ed. São Paulo: Cortez: 2006.
LINS, Carla Patrícia Acioli; LEOCÁDIO, Patrícia Renata de Azevedo; SANTOS, Marcia Cristina Xavier dos. Profissionalidade e profissionalismo docente, pensado e tecido na interdependência entre a gestão da escola e o professorado. Revista de educação. Interritórios. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, Brasil. vol.3, n. 4, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/22529. Acesso em: 21 nov. 2022.
MACENHAN, Camila. Desenvolvimento da profissionalidade docente: representações de professoras dos anos iniciais da Educação Básica. 2019. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
MORGADO, José Carlos. Currículo e profissionalidade docente. Porto: Porto editora, 2005.
NÓVOA, António. Professores: Imagens do futuro presente. Real gráfica. Ltda. Lisboa, 2009.
OLIVEIRA, Andréia Camila de; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de educação física. Journal of Physical Education, v. 29, 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40245. Acesso em: 21 nov. 2022.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil – gênese e crítica de um conceito. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
RAMALHO, Betania Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.
RAMALHO, Betania Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán. A profissionalização da docência: um olhar a partir da representação de professoras do ensino fundamental. Revista Iberoamericana de Educación. V. 46, n. 46, p. 1-13. 2008. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/1872. Acesso em: 21 nov. 2022.
ROLDÃO, Maria do Céu Neves. Profissionalidade docente em análise: especificidades do ensino superior e não superior. Nuances: estudos sobre educação, Santarém, Portugal, ano 11, n. 12, p. 105-126 jan/dez 2005. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1692. Acesso em: 21 nov. 2022.
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Formação e profissionalidade docente: a pedagogia como base de saberes e competências do professor. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 261-279, Mai./Ago. 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/4695. Acesso em: 21 nov. 2022.
SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Profissionalização docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.
SOUZA, Luciana Karine de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, vol.71, n.2, p. 51-67, maio/ago. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672019000200005. Acesso em: 21 nov. 2022.
TARDIF, Jacques.; FOUCHER, C. Um conjunto de balizas para a avaliação da profissionalidade dos professores. In: ALVES, Maria Palmira; MACHADO, Eusébio André. (Org.). O pólo de excelência: caminhos para a avaliação do desempenho docente. Porto: Areal Editores, p. 32-53, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).