KARL MANNHEIM E A CRISE DO CONHECIMENTO

Résumé

O presente artigo tem como proposta compreender e analisar o conceito, o problema e a emergência de uma Sociologia do Conhecimento no âmbito das Ciências Culturais. Por meio do método bibliográfico, procuramos por meio das obras de Karl Mannheim “Ideologia e Utopia” (1929) e “Sociologia do Conhecimento” (1925) o conceito de “crise” enquanto processo inerente à lógica das transformações paradigmáticas em meio à tensão intelectual do início do século XX. As obras aprofundadas nos permitirão caracterizar os fundamentais métodos e elementos para compreensão do conhecimento da sociologia, conflitos e suas interações. Abordaremos inicialmente sobre o problema e a emergência de uma sociologia do conhecimento, em seguida, falaremos sobre definição e subdivisões da Sociologia do Conhecimento e por fim, uma panorama com um dos antecessores da Sociologia do Conhecimento: Karl Marx.

Biographie de l'auteur

Rafaela Costa Vidal, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Historiadora e Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), na disciplina de extensão "Política das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena". É coordenadora do Projeto de Extensão "Educação Crítica e o Saber Histórico" vinculado ao NEDIH/Unitins e lotada na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos comunitários. Realiza pesquisa no âmbito do projeto Memória Institucional, pertencente ao programa Cultura, Arte e Memória.

Références

CRESPI, Franco Crespi; FORNARI, Fabrizio. Introdução à sociologia do conhecimento. Bauru: EDUSC,. 2000

DEFFACI, Fabrício Antonio. Karl Mannheim leitor de Karl Marx: aspectos epistemológicos e políticos da Sociologia do Conhecimento. Pelotas: Pensamento Plural, 2012.

MANNHEIM, Karl. 1954. Diagnóstico de nosso tempo. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

MANNHEIM, Karl. 1929. Ideologia e utopia. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

MANNHEIM, Karl. 1925. Sociologia do conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

MARX, Karl. 1851. Lineamenti fondamentali della critica ell’economia politica, I-II. Einaudi: Turim, 1976.

MARX, Karl. 1846. A Ideologia Alemã. São Paulo: Editora Hucitec, 1993.

NAUGLE, David. Cosmovisão: a história de um conceito. Brasília: Monergismo, 2017. E-book.

SIMÃO, André Luciano. Mannheim e seu tempo: entre o caos e o autoritarismo. Lorena: Janus, 2006.

WELLER, Wivian. Karl Mannheim e o método documentário de interpretação: uma forma de análise das visões de mundo. Sociedade e Estado, Brasília, v. XVIII, n. 2, p. 375-396, jul./dez. 2002.
Publiée
2022-12-15