OS DESAFIOS DA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES DE UM CURSO TECNOLÓGICO E OUTRO DE LICENCIATURA

  • Lucas Braga da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Jeany Castro dos Santos Universidade Federal do Tocantins

Résumé

O artigo foi resultado de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO em Porto Nacional, com um grupo de professores que atuam no ensino superior, em que o objetivo do estudo foi analisar acerca da situação profissional dos docentes e os desafios desses em sua prática educativa. Especificamente os docentes que atuam nos dois cursos superiores ofertados pela instituição, sendo tecnologia em logística e licenciatura em computação. A pesquisa foi realizada entre o período de outubro a dezembro de 2016 e para tanto, utilizou-se a aplicação de questionário para obtenção dos dados. Alguns dos desafios apontados pelo grupo estudado foi a desvalorização do profissional da educação, ausência de formação pedagógica e didática, desinteresse dos alunos pelas aulas, dificuldade de escrita dos acadêmicos, conhecimentos básicos muito superficiais. Foi possível concluir que o perfil profissional desses docentes, é de profissionais satisfeitos com a carreira e, que os desafios dos professores dessa instituição se relacionam a prática pedagógica e educativa, aspecto que exige a interação professor-aluno-sistema escolar. 

Bibliographies de l'auteur

Lucas Braga da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em comunicação e sociedade (Universidade Federal do Tocantins); Especialista em docência do ensino superior (Universidade Norte do Paraná); Graduando em administração (Universidade Federal do Tocantins) e Graduado em tecnologia em logística (Instituto Federal do Tocantins).

Jeany Castro dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela UFT; Mestra em Desenvolvimento Regional pela UFT;
Especialista em Formação de Professores para Ensino Superior pelo CEULP/ULBRA (2004) e em Gestão de
Projetos Públicos pela FAESP; Graduada em Sistemas de Informação pelo CEULP/ULBRA e em Matemática
pela UNITINS. 

Publiée
2018-12-07