OS DESAFIOS DA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES DE UM CURSO TECNOLÓGICO E OUTRO DE LICENCIATURA
Abstract
O artigo foi resultado de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO em Porto Nacional, com um grupo de professores que atuam no ensino superior, em que o objetivo do estudo foi analisar acerca da situação profissional dos docentes e os desafios desses em sua prática educativa. Especificamente os docentes que atuam nos dois cursos superiores ofertados pela instituição, sendo tecnologia em logística e licenciatura em computação. A pesquisa foi realizada entre o período de outubro a dezembro de 2016 e para tanto, utilizou-se a aplicação de questionário para obtenção dos dados. Alguns dos desafios apontados pelo grupo estudado foi a desvalorização do profissional da educação, ausência de formação pedagógica e didática, desinteresse dos alunos pelas aulas, dificuldade de escrita dos acadêmicos, conhecimentos básicos muito superficiais. Foi possível concluir que o perfil profissional desses docentes, é de profissionais satisfeitos com a carreira e, que os desafios dos professores dessa instituição se relacionam a prática pedagógica e educativa, aspecto que exige a interação professor-aluno-sistema escolar.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).