O MOVIMENTO MAKER E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Résumé

O presente artigo destaca singularidades da cultura maker e da formação profissional integral, no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, através da pesquisa qualitativa, com revisão de fontes teórico-conceituais e documental. A investigação demonstra os pontos de confluência entre os processos de formação, no contexto humanista, em divergência à vivência baseada na divisão de classes e do ensino no formato de adestramento meramente tecnicista.  O estudo propõe construir uma formação, diante dos desafios do mundo contemporâneo, onde uma formação apenas técnica não atende aos anseios do mundo do trabalho, pois exige do estudante uma série de habilidades sociais que a escola ainda encontra barreiras para ofertar. Desta forma, promover a capacitação de professores e estudantes em culturas educacionais colaborativas e tecnológicas é a base para construção de uma formação emancipatória, que atenda aos anseios do mundo do trabalho globalizado.

Bibliographies de l'auteur

Hugo Cavalcante Lima, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Campus Palmas do IFTO.

Jair José Maldaner, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Docente do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Campus Palmas do IFTO. 

Marcelo Rythowem, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Docente do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Campus Palmas do IFTO. 

Rivadávia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba. Docente do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Campus Palmas do IFTO.

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Publiée
2023-12-21