O MOVIMENTO MAKER E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Abstract
O presente artigo destaca singularidades da cultura maker e da formação profissional integral, no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, através da pesquisa qualitativa, com revisão de fontes teórico-conceituais e documental. A investigação demonstra os pontos de confluência entre os processos de formação, no contexto humanista, em divergência à vivência baseada na divisão de classes e do ensino no formato de adestramento meramente tecnicista. O estudo propõe construir uma formação, diante dos desafios do mundo contemporâneo, onde uma formação apenas técnica não atende aos anseios do mundo do trabalho, pois exige do estudante uma série de habilidades sociais que a escola ainda encontra barreiras para ofertar. Desta forma, promover a capacitação de professores e estudantes em culturas educacionais colaborativas e tecnológicas é a base para construção de uma formação emancipatória, que atenda aos anseios do mundo do trabalho globalizado.
References
BEZERRA, M. C. A. DE A. POSSIBILIDADES LÚDICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PROPOSTA DE ESPAÇO MAKER NO IF SERTÃO-PE-CAMPUS PETROLINA. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2019. Disponível em:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. , 2018. Disponível em:
BRASIL, M. DA E. O “Aprender Fazendo” da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica | Manual Maker. 1. ed. Brasília - DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2022.
BURTET, C. G.; KLEIN, A. I. DA C. Z. Repensando a inovação do século XXI a partir das práticas do Movimento Maker. Liinc em Revista, v. 14, n. 1, 5 jun. 2018.
COSTA, M. M. A. E F. F. DA. Social STEAM Maker, do digital ao barro: tecnologia social, integrativa e prática para o ensino médio. 19 jun. 2020.
CRUZEIRO, A. DE C. Saiba mais sobre o histórico e visões por trás movimento maker. VIA - Estação Conhecimento, 6 mar. 2019. Disponível em:
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir; relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI - UNESCO Digital Library. São Paulo: Cortez, 2000.
FRIGOTTO, G. et al. Produção de conhecimentos de ensino médio integrado: dimensões epistemológicas e político-pedagógicas. [s.l.] EPSJV, 2014.
GAVASSA, R. C. F. B. Educação maker: muito mais que papel e cola. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 7, n. 2, p. 33–48, 15 dez. 2020.
HATCH, M. The maker movement manifesto: rules for innovation in the new world of crafters, hackers, and tinkerers. New York: McGraw-Hill Education, 2014.
IFTO, C. P. IFMaker Palmas — Instituto Federal do Tocantins. Disponível em:
LEITE, M. C. DA S. R.; SILVA, J. P. DA; QUEIROZ, L. P. DE O. O Laboratório de Prototipagem IFMAKER e a inserção da comunidade acadêmica: uma análise multidisciplinar e integrativa. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, v. 6, n. 2, p. 99–114, 29 dez. 2020.
MARINI, E. Entenda o que é o Movimento Maker e como ele chegou à educação. RFM Editores, 22 fev. 2019. Disponível em:
RAMOS, M. N. Filosofia da práxis e práticas pedagógicas de formação de trabalhadores. 2014.
RAMOS, M. N. ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DA CONCEITUAÇÃO À OPERACIONALIZAÇÃO | Cadernos de Pesquisa em Educação. 7 dez. 2020.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, p. 152–165, abr. 2007.
SILVA, C. N. N. DA; ROSA, D. DOS S. As bases conceituais na EPT. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, 10 nov. 2021.
SOSTER, T. S. Revelando as essências da educação maker: percepções das teorias e das práticas. 16 ago. 2018.
STELLA, A. L. et al. BNCC e a cultura maker: uma aproximação na área da matemática para o ensino fundamental. Revista InovaEduc, n. 4, p. 1–37, 2018.
VIEIRA, A. M. D. P.; JUNIOR, A. DE S. A educação profissional no Brasil. Interacções, v. 12, n. 40, 2016.
VIEIRA, E. A. O.; MARTINS, R. X. Estudo exploratório para implementação de um espaço maker. Dialogia, n. 35, p. 245–262, 28 ago. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).