DA COMPLEXIDADE DA INFÂNCIA AOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

PESQUISAS COM CRIANÇAS E A PRODUÇÃO DAS CULTURAS INFANTIS

  • Altino José Martins Filho UDESC
  • Ana Cristina Coll Delgado Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Résumé

O presente artigo discute questões sobre pesquisas com crianças, abrangendo as potencialidades das crianças e suas vozes, reunindo conceitualizações concernentes às culturas da infância, incluindo reflexões sobre os direitos e a participação ativa das crianças. O referencial teórico abrange autores dos Estudos da Infância/Criança e a metodologia parte de uma revisão teórica de estudos e pesquisas já realizados com retomada de desafios epistemológicos e metodológicos. São discutidas e propostas algumas teias de relações sociais entre adultos e crianças, que assegurem a produção das culturas infantis, priorizando a força criadora e resistência das crianças, com a pretensão de focalizar e perceber seus pontos de vista e conhecer o que elas têm a nos contar e ensinar. Nossa contribuição consiste em identificar um intenso movimento de ruptura e reconstrução de conceitos sobre o lugar das crianças nas investigações e na sociedade.

Bibliographies de l'auteur

Altino José Martins Filho, UDESC

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Estágio doutoral na Universidade do Minho/Portugal. Professor na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Professor na Secretaria Municipal de Florianópolis. Orientador no Curso Lato Sensu – Especialização em Educação Infantil na Faculdade Municipal da Palhoça/FMP. 

Ana Cristina Coll Delgado, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Graduada em Pedagogia, com especialização em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF, com estágio doutoral no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga/Portugal. Pós-doutorado na Universidade de Caen, no Centro de Ciências da Educação - França. Professora da Fundação Universidade do Rio Grande - FURG de 1991 a 2011. Professora Associada aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, com orientações no Doutorado e Professora colaboradora na Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq de 2005 a 2015. Publicações, pesquisas e orientações no campo dos Estudos da Infância/Estudos da Criança e na Educação Infantil. Organizou de 2005 a 2013, quatro dossiês dos Estudos da Infância no Brasil reunindo pesquisadores de Universidades Estrangeiras e Brasileiras. Coordena o Grupo de Pesquisa CIC - Crianças, Infâncias e Culturas desde 2005.

Publiée
2018-09-03
Rubrique
Artigos