PEDAGOGIA CULTURAL E LITERATURA: INTERMEDIAÇÕES POSSÍVEIS
Résumé
Este artigo teve objetivou refletir a respeito de algumas relações existentes e permeáveis entre a Pedagogia Cultural e a Literatura, a partir da perspectiva de que ambos os campos de estudo colaboram para a reflexão do processo formativo do ser humano, enquanto indivíduos construtores de suas identidades, capazes de reconhecer a si e ao outro e com condições de transformar a sua realidade. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, baseada em estudiosos da área, como Freire (1995,1997,2004), Giroux (1995, 1997, 2004), Candido (1999), Ellsworth (2005), Cosson (2016) e outros É possível compreender a existência de relações de ensino e aprendizagem em diferentes nichos sociais, regulados pela Pedagogia Cultural que, assim como a Literatura, preocupa-se com a inserção de todos no processo de ensino e aprendizagem e na formação de indivíduos que configurem concepções a respeito de sua existência, de sua própria história e de suas ressignificações, enquanto seres identitários.
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