ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ASPECTOS EM ANÁLISE

Palavras-chave: Estágio Docência. Pós-Graduação. Educação

Resumo

O presente texto analisa o estágio de docência na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Os dados resultam de pesquisa documental e empírica. A análise é de natureza qualitativa, com base no método do materialismo histórico-dialético. Estruturalmente, o texto é composto de três partes. Na primeira, apresenta um debate teórico sobre o estágio de docência na educação, na segunda, analisa documentos norteadores de instituições públicas federais, uma de cada região do país e, por fim, apresenta análises e vivências de alunos que realizaram seu estágio de docência. Como resultado, verifica-se que o estágio de docência, apesar de seus limites, conforme as normas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, ainda assim coloca-se como uma oportunidade formativa muito relevante.

Biografia do Autor

Ari Raimann, Universidade Federal de Jataí

Doutor em Educação, docente de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Jataí.

Erica Gomes Alves, Universidade Federal de Jataí

Mestranda da Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Jataí. Docente no Sistema Público Municipal de Mineiros-GO. 

Sonia Aparecida Faleiros, Universidade Federal de Uberlândia/MG

Docente do Sistema Municipal de Educação de Uberlândia-MG, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia/MG. 

Referências

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Publicado
2022-09-28