PROCESSO DE EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO HOSPITALAR NA REGIÃO NORTE DO PAÍS

  • Roger Trindade Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Jaqueline Mendes Costa Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Carmem Lucia Artioli Rolim Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Rosilene Lagares Universidade Federal do Tocantins - UFT

Résumé

O artigo objetiva discutir em que medida efetiva-se o direito educacional dos sujeitos hospitalizados na região Norte do país por meio de políticas públicas. A metodologia consiste em estudo exploratório de abordagem qualitativa, com informações coletadas por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Os resultados mostram o crescimento do quantitativo de classes hospitalares na região Norte entre os anos de 2008 e 2011. No entanto, no período de 2011 a 2015, os recentes mapeamentos acadêmicos apontam uma estagnação da oferta educacional na região investigada. Como hipótese, observa-se a possível falta de diálogo pedagógico e orçamentário entre os setores da educação e da saúde. Como conclusão, propõe-se que as pesquisas acadêmicas destes setores direcionem maior atenção as demandas relacionadas à efetivação das políticas públicas na educação hospitalar.

Bibliographies de l'auteur

Jaqueline Mendes Costa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Enfermagem pela Universidade Gama Filho. Pós-graduação Lato Senso em Saúde Pública e PSF para Enfermeiros pela Universidade Gama Filho. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestranda em Educação (PPGE/UFT).

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Licenciada em Ciências e Matemática e Especialista em Informática e Sistemas de Informação pela Universidade de Sorocaba. Mestre em Educação pela Uniso. Doutora em Educação pela Unimep. Professora da Universidade Federal do Tocantins, leciona e orienta no curso de Pedagogia e no Mestrado em Educação (PPGE/UFT).

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Goiás (UFG). Mestre e Doutora em Educação (UFG). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), leciona e orienta no curso de Pedagogia e no Mestrado em Educação (PPGE/UFT).

Publiée
2018-09-03
Rubrique
Artigos