A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO NA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A DISCIPLINA DE ECOLOGIA NA PÓS-GRADUAÇÃO
Résumé
Este artigo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas no estágio de docência do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), tendo como objetivo compreender os desafios e limitações encontrados no processo de planejamento e prática docente supervisionada. O relato de experiência foi desenvolvido com 13 acadêmicos do curso de graduação de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no município de Humaitá-AM, no ano de 2022. Sendo uma pesquisa qualitativa, buscou-se em dissertações, teses, eventos científicos e artigos o processo de integração entre pesquisa e ensino na pós-graduação. Em virtude disso, o estágio na docência possibilitou o processo de ensino e, por meio dele, o pós-graduando pôde encontrar um caminho para buscar uma consciência crítica e facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem, visando sua sensibilização para as questões ambientais e para as práticas docentes, além de propor estratégias de ensino.
Références
ALVES, L. R. et al. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Escola Anna Nery, v.23, n.3, p. 1-7, 2019.
ARAÚJO, S. C. A. Observação da prática pedagógica de um professor de geografia. Trabalho de conclusão de curso pela Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2011.
CAETANO, F. D. M.; SANTOS, P. H. P.; RANGEL, A. R. L. A importância do planejamento para o docente do ensino superior. Dissertação apresentada Faculdade Católica de Anápolis. 2014.
CAPES, - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (BR). Diretrizes para implantação do estágio de docência na graduação. Portal brasileiro de dados abertos, 2022. Disponibilidade em: https://dados.gov.br/organization/about/coordenacao-de-aperfeicoamento-de-pessoal-de-nivel-superior-capes. Acesso em: 16 jun. 2022.
CAVALCANTE, F. S.; SALDANHA, L. S.; LIMA, R. A. O estágio em docência na pós-graduação: um relato de experiência durante a disciplina de botânica. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, v. XV, n.2, p. 271-282, 2022.
FERREIRA, L. V.; LEAL, E. A.; FARIAS, R. S. O papel do estágio docência no desenvolvimento de competências didático-pedagógicas no contexto da Pós-graduação em Contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 14, n. 2, art. 3, p. 158-176, abr.-jun. 2020. Disponibilidade em: file:///C:/Users/Carolina/Downloads/gerlandolima,+repec_v14_n2_abr_jun_PT_art2525.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.
HANAZAKI, N. et al. Introdução à Ecologia. 2. ed. e 1. reimp. – Florianópolis: biologia/ead/UFSC. 2013.
JUNIOR, M. L. J.; STEFANELLO, F.; VIEIRA, J. A. A pós-graduação stricto sensu do Brasil: espaço de formação de professores universitários. Revista de Educação, Ciência e Cultura. Canoas, v. 26, n. 2, p. 1-13, 2021. Disponibilidade em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7615/pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
LIMA, J. O. G.; LEITE, L. R. O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 100, n. 256, p. 753-767, 2019. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/wLHFrS8XRcJhbYr8bMMWysL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 jun. 2022.
LIMA, F. R.; SILVA, J. Planejamento de ensino e aprendizagem na educação superior: um ato dialógico de articulação entre a teoria e a prática docente. Debates em Educação, v. 11, n.25, p. 36-55, 2019. Disponibilidade em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6166/pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.
MOREIRA, V. O. G.; SOUSA, L. F. R. A.; AQUINO, B. F. A importância do estágio à docência na Pós-graduação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, 2016. Disponibilidade em: http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/16275#:~:text=Segundo%20a%20maioria%20dos%20estudantes,%2C%20contato%20professor%2Daluno%2C%20entre. Acesso em: 15 jun. 2022.
ODUM, Eugene P.; BARRETT, Gary W. Fundamentos de ecologia. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
PEREIRA, L. R.; ANJOS, D. D. O Professor do Ensino Superior: Perfil, desafios e trajetórias de formação. Seminário Internacional de Educação Superior – Formação e conhecimento. Universidade de Sorocaba – Uniso, 2014.
PEREIRA, S. A.; TAUCHEN, G. Estrutura curricular do ensino de ecologia na educação superior. VIDYA, v. 40, n. 1, p. 335-353, 2020. Disponibilidade em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3044. Acesso em: 07 jun. 2022.
RICKLEFS, R.; RELYEA, R. A economia da natureza. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
ROCHA-DE-OLIVEIRA, S.; DELUCA, G. Aprender e ensinar: o dueto do estágio docente. Cad. EBAPE.BR, Artigo 13, v. 15, n.4, p. 974-989, 2017. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/KhLyShB7P7pRf7586vbprVJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 jun. 2022.
SILVA, T. S. et al. Análise do ensino de ecologia em cursos de graduação em Sergipe quanto à utilização de aulas de campo. Scientia Plena, v.10, n.042701, p. 1-16, 2014. Disponibilidade em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1597/957. Acesso em: 09 jun. 2022.
SILVA, K. A.; BARBOSA, M. A.; PERDIGÃO, C. H. A. A importância do estágio de observação na formação docente. In: V Congresso Internacional das Licenciaturas – COINER – PDVL, 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).