A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO NA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A DISCIPLINA DE ECOLOGIA NA PÓS-GRADUAÇÃO

Resumen

Este artigo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas no estágio de docência do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), tendo como objetivo compreender os desafios e limitações encontrados no processo de planejamento e prática docente supervisionada. O relato de experiência foi desenvolvido com 13 acadêmicos do curso de graduação de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no município de Humaitá-AM, no ano de 2022. Sendo uma pesquisa qualitativa, buscou-se em dissertações, teses, eventos científicos e artigos o processo de integração entre pesquisa e ensino na pós-graduação. Em virtude disso, o estágio na docência possibilitou o processo de ensino e, por meio dele, o pós-graduando pôde encontrar um caminho para buscar uma consciência crítica e facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem, visando sua sensibilização para as questões ambientais e para as práticas docentes, além de propor estratégias de ensino.

Biografía del autor/a

Carolina Wagner, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Graduada em Licenciatura em Ciências: biologia e química (UFAM). Mestranda em Ciências Ambientais (UFAM). 

Viviane Vidal da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Doutora em Ecologia Aplicada (ESALQ/USP). Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Ciências Biológicas. Licenciada em Geografia. Professora associada da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Renato Abreu Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Doutor em biodiversidade e biotecnologia - rede bionorte pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia. Graduado em Ciências Biológicas. Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Citas

ANDRÉ, M. Desafios da pós-graduação e da pesquisa sobre formação de professores. Educação & Linguagem, Ano 10, n.15, p.43-59, jan.-jun. 2007.
ALVES, L. R. et al. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Escola Anna Nery, v.23, n.3, p. 1-7, 2019.
ARAÚJO, S. C. A. Observação da prática pedagógica de um professor de geografia. Trabalho de conclusão de curso pela Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2011.
CAETANO, F. D. M.; SANTOS, P. H. P.; RANGEL, A. R. L. A importância do planejamento para o docente do ensino superior. Dissertação apresentada Faculdade Católica de Anápolis. 2014.
CAPES, - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (BR). Diretrizes para implantação do estágio de docência na graduação. Portal brasileiro de dados abertos, 2022. Disponibilidade em: https://dados.gov.br/organization/about/coordenacao-de-aperfeicoamento-de-pessoal-de-nivel-superior-capes. Acesso em: 16 jun. 2022.
CAVALCANTE, F. S.; SALDANHA, L. S.; LIMA, R. A. O estágio em docência na pós-graduação: um relato de experiência durante a disciplina de botânica. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, v. XV, n.2, p. 271-282, 2022.
FERREIRA, L. V.; LEAL, E. A.; FARIAS, R. S. O papel do estágio docência no desenvolvimento de competências didático-pedagógicas no contexto da Pós-graduação em Contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 14, n. 2, art. 3, p. 158-176, abr.-jun. 2020. Disponibilidade em: file:///C:/Users/Carolina/Downloads/gerlandolima,+repec_v14_n2_abr_jun_PT_art2525.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.
HANAZAKI, N. et al. Introdução à Ecologia. 2. ed. e 1. reimp. – Florianópolis: biologia/ead/UFSC. 2013.
JUNIOR, M. L. J.; STEFANELLO, F.; VIEIRA, J. A. A pós-graduação stricto sensu do Brasil: espaço de formação de professores universitários. Revista de Educação, Ciência e Cultura. Canoas, v. 26, n. 2, p. 1-13, 2021. Disponibilidade em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7615/pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
LIMA, J. O. G.; LEITE, L. R. O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 100, n. 256, p. 753-767, 2019. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/wLHFrS8XRcJhbYr8bMMWysL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 jun. 2022.
LIMA, F. R.; SILVA, J. Planejamento de ensino e aprendizagem na educação superior: um ato dialógico de articulação entre a teoria e a prática docente. Debates em Educação, v. 11, n.25, p. 36-55, 2019. Disponibilidade em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6166/pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.
MOREIRA, V. O. G.; SOUSA, L. F. R. A.; AQUINO, B. F. A importância do estágio à docência na Pós-graduação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, 2016. Disponibilidade em: http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/16275#:~:text=Segundo%20a%20maioria%20dos%20estudantes,%2C%20contato%20professor%2Daluno%2C%20entre. Acesso em: 15 jun. 2022.
ODUM, Eugene P.; BARRETT, Gary W. Fundamentos de ecologia. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
PEREIRA, L. R.; ANJOS, D. D. O Professor do Ensino Superior: Perfil, desafios e trajetórias de formação. Seminário Internacional de Educação Superior – Formação e conhecimento. Universidade de Sorocaba – Uniso, 2014.
PEREIRA, S. A.; TAUCHEN, G. Estrutura curricular do ensino de ecologia na educação superior. VIDYA, v. 40, n. 1, p. 335-353, 2020. Disponibilidade em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3044. Acesso em: 07 jun. 2022.
RICKLEFS, R.; RELYEA, R. A economia da natureza. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
ROCHA-DE-OLIVEIRA, S.; DELUCA, G. Aprender e ensinar: o dueto do estágio docente. Cad. EBAPE.BR, Artigo 13, v. 15, n.4, p. 974-989, 2017. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/KhLyShB7P7pRf7586vbprVJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 jun. 2022.
SILVA, T. S. et al. Análise do ensino de ecologia em cursos de graduação em Sergipe quanto à utilização de aulas de campo. Scientia Plena, v.10, n.042701, p. 1-16, 2014. Disponibilidade em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1597/957. Acesso em: 09 jun. 2022.
SILVA, K. A.; BARBOSA, M. A.; PERDIGÃO, C. H. A. A importância do estágio de observação na formação docente. In: V Congresso Internacional das Licenciaturas – COINER – PDVL, 2018.
Publicado
2023-02-27
Sección
Relatos de Experiência