ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO WHATSAPP PELO VIÉS DOS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Résumé

No mundo todo, principalmente no Brasil, a crise da propagação do Covid-19, obrigou o sistema educacional brasileiro a suspender as atividades escolares presenciais como uma das medidas de prevenção do novo Coronavírus. Nesse sentido, as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDIC) como o aplicativo WhatsApp tornaram-se um campo de estudo como ferramenta didática e acessível no processo de ensino-aprendizagem. Este artigo traz como relato de experiência o uso deste aplicativo, na realização pelos discentes do ensino médio integrado aos cursos técnicos de Agronegócios, Eletrotécnica e Mecatrônica do Instituto Federal do Tocantins, sobre as atividades avaliativas por meio da produção compartilhada de áudios dialogados. Como resultado contatou-se que a maioria dos estudantes tiveram desempenho satisfatório ficando acima da média mínima 6,0 (seis) exigida pela instituição, reforçando o uso potencial desse aplicativo no desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem, mesmo que ainda com alguns desafios e limitações durante o processo.

Bibliographies de l'auteur

Mirian Nichida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). 

Paula Jucá de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade Vale do Taquari (UNIVATES). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). 

Fernando Morais Rodrigues, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). 

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Publiée
2022-08-09