ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO WHATSAPP PELO VIÉS DOS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Abstract
No mundo todo, principalmente no Brasil, a crise da propagação do Covid-19, obrigou o sistema educacional brasileiro a suspender as atividades escolares presenciais como uma das medidas de prevenção do novo Coronavírus. Nesse sentido, as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDIC) como o aplicativo WhatsApp tornaram-se um campo de estudo como ferramenta didática e acessível no processo de ensino-aprendizagem. Este artigo traz como relato de experiência o uso deste aplicativo, na realização pelos discentes do ensino médio integrado aos cursos técnicos de Agronegócios, Eletrotécnica e Mecatrônica do Instituto Federal do Tocantins, sobre as atividades avaliativas por meio da produção compartilhada de áudios dialogados. Como resultado contatou-se que a maioria dos estudantes tiveram desempenho satisfatório ficando acima da média mínima 6,0 (seis) exigida pela instituição, reforçando o uso potencial desse aplicativo no desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem, mesmo que ainda com alguns desafios e limitações durante o processo.
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