O QUE REVELAM OS DISCURSOS SOBRE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE?

Résumé

Este artigo tem como objetivo elucidar os percursos adotados pelos cursos presenciais de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para a implementação da Educação Ambiental (EA) nos seus currículos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja produção de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas com gestores(as) da área de ensino da UFS e coordenadores(as) de cursos presenciais de licenciatura, selecionados(as) a partir da inserção da dimensão socioambiental nos respectivos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) com base no referencial teórico da EA crítica. Os resultados apontam a falta de consistência e de consenso dos(as) gestores(as) entrevistados(as) em relação à AC, cujos discursos refletem uma abordagem de EA pouco contextualizada, descontínua e próxima da perspectiva conservadora e pragmática da dimensão socioambiental. Concluímos que é de fundamental importância uma formação continuada de professores(as) que aborde a AC de maneira crítica e reflexiva.

Bibliographies de l'auteur

Mariana Reis Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Doutoranda em Educação (UFS). Mestra em Educação (UFS). Graduada em Ciências Biológicas-Licenciatura (UFS).

Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra em Educação

(PPGEduc-UFRRJ). Graduada em Ciências Biológicas-Licenciatura Plena (UFS). Professora no

Departamento de Biologia da UFS e membro permanente do Programa de Pós-graduação em

Educação (PPGED – UFS).

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Publiée
2023-02-27