O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO PARA ALÉM DAS TELAS: O ENSINO REMOTO NA CONCEPÇÃO DISCENTE/DOCENTE NO IEAA/UFAM
Résumé
Este trabalho apresenta impactos e impressões acerca da modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM a partir da concepção discente e docente. Para a pesquisa, assumimos uma abordagem de cunho quanti-qualitativa, fazendo uso de recursos documentais, análise bibliográfica e questionário. Os dados apresentados mostraram que a pandemia da Covid-19 surpreendeu a comunidade acadêmica, afetando os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, ressalvando que a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) possibilitaram dar continuidade às atividades de ensino na instituição (IEAA/UFAM). Os dados também mostraram que, durante o Ensino Remoto Emergencial na UFAM, apareceram vários obstáculos para a classe docente atuante no processo de ensinar e aprender, o que provocou nos participantes da pesquisa um sentimento de angústia e, de certa forma, impotência em meio ao caos provocado pela pandemia provocada da Covid-19
Références
ALVES, Leonardo Meireles. Gamificação na educação: aplicando metodologias de jogos no ambiente educacional. Joinvile: Clube dos Autores, 2018.
BARBOSA, Andre Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020.
BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735. Acesso em: 23 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC nª 343, de 17 março de 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020b.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 19 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 343 de 17/03/2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 23 jan. 2021.
CANI, Josiane Brunetti; SANDRINI, Elizabete Gerlânia Caron; SOARES, Gilvan Mateus; SCALZER, Kamila. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, v. 6, n. 1, p. 23-39, 2020.
DUARTE, Newton. As pedagogias do" aprender a aprender" e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, n. 18, p. 35-40, 2001.
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias inovativas na educação presencial, à distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2019.
GENEROSO, Ana Amélia Pardini; NETO, João Coelho; REINEHR Sheila; MALUCELLI, Andreia. Abordagem Qualitativa do uso das TDIC na Educação Básica. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2013. p. 230-239.
MARTINS, Ronei. Ximenes. A COVID- 19 e o fim da Educação a Distância: um ensaio. Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index. Acesso em: 18 abr. 2022.
MINOZZO, Luís César; CUNHA, Gladis Franck da; SPINDOLA, Marilda Machado. A importância da capacitação para o uso de tecnologias da informação na prática pedagógica de professores de ciências. Revista Interdisciplinar da Ciência Aplicada, [S. l.], v. 1, n. 1, 2016.
MOREIRA, José. Antonio; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG (online), v. 20, p. 2-35, 2020.
MOREIRA, J. António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020.
NASCIMENTO, Francisca. Georgiana. M.; DA ROSA, José. Victor. Acioli. Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 38513-38525, 2020.
OLIVEIRA, Raquel Mignoni de; CORRÊA, Ygor; MORÉS, Andréia. Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de professores, v. 5, p. e020028-e020028, 2020.
RABÊLO, Edna Maria Souza. Capacitação de Professores em Informática Educativa e seus reflexos na Prática Pedagógica. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2008.
SACRISTÁN, José. Gímeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SAMPIERI, Roberto Hernandez.; COLLADO, Carlos. Fernández.; LUCIO, María del Pilar. Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti; MORAES, Érica Brandão de, SANCHEZ, Martiza Consuelo Ortiz; SOUZA, Deise Ferreira de; PACHECO, Marina Caroline Marques Dias. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e843998153, 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).