O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO PARA ALÉM DAS TELAS: O ENSINO REMOTO NA CONCEPÇÃO DISCENTE/DOCENTE NO IEAA/UFAM

Resumen

Este trabalho apresenta impactos e impressões acerca da modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM a partir da concepção discente e docente. Para a pesquisa, assumimos uma abordagem de cunho quanti-qualitativa, fazendo uso de recursos documentais, análise bibliográfica e questionário. Os dados apresentados mostraram que a pandemia da Covid-19 surpreendeu a comunidade acadêmica, afetando os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, ressalvando que a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) possibilitaram dar continuidade às atividades de ensino na instituição (IEAA/UFAM). Os dados também mostraram que, durante o Ensino Remoto Emergencial na UFAM, apareceram vários obstáculos para a classe docente atuante no processo de ensinar e aprender, o que provocou nos participantes da pesquisa um sentimento de angústia e, de certa forma, impotência em meio ao caos provocado pela pandemia provocada da Covid-19

Biografía del autor/a

Felipe Augusto Marques de Freitas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UERN). Graduado em Ciências: Biologia e Química (UFAM). Bolsista CAPES.

Maria Isabel Alonso Alves, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação pelo Programa de Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/MS). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Universidade Federal de Rondônia. Professora na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado
2023-02-27