“A CASA” É LAR – LITERATURA: ARTE PARA A REFLEXÃO

Résumé

O presente relato de experiência é composto, inicialmente, por uma fundamentação teórica acerca da importância da mediação de leitura do texto literário e da função humanizadora da literatura e por um breve aporte teórico acerca da literatura marginal. A seguir, foi apresentado o relato, propriamente dito, da experiência de leitura realizada numa turma de 9º ano de Ensino Fundamental, em que se fez a análise de conteúdo e forma do poema “A Casa”, do poeta Renan Inquérito (2014), realizada em conjunto com os alunos durante as aulas. Tem-se por objetivos apresentar pressupostos teóricos acerca da função humanizadora da literatura, bem como da mediação da leitura do texto literário; relatar uma experiência de leitura de um texto literário numa como ferramenta de reflexão acerca da realidade social; apresentar uma possibilidade de análise de um poema de literatura marginal, como estratégia de aproximação do público-alvo com a literatura e, por fim, contribuir com o trabalho de professores, à medida que apresenta uma possibilidade de trabalho com o texto literário em sala de aula.

Biographie de l'auteur

Marinilza Rocha de Araujo, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestre em Linguística Aplicada, pela Universidade de Taubaté. Professora Técnica da Equipe de Práticas Pedagógicas da Secretaria de Educação de Taubaté.

Références

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Resolução CNE/CP Nº2, de 22 de Dezembro de 2017. Brasília: MEC, 2017.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 4. ed Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul / São Paulo: Duas Cidades, 2004.

COELHO, Nelly Novaes, 1922- Literatura: arte, conhecimento e vida/ Nelly Novaes Coelho. — São Paulo: Petrópolis, 2000.

INQUÉRITO, Renan. #Poucas Palavras. 5. ed. São Paulo: LiteraRUA, 2014.

INQUÉRITO, Renan. Se a história é nossa deixa que nóis escreve. Disponível em: https://www.souinquerito.com.br/ Acesso em 27 jun. 2020.

NASCIMENTO, Érica P. Literatura marginal: os escritores da periferia entram em cena. São Paulo: USP, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-03092007-133929/publico/TESE_ERICA_PECANHA_NASCIMENTO.pdf Acesso em 25 jun. 2020.

ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. Disponível em: http://suzireis.bravehost.com/posgraduacao/artigos/roxane_rojo.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2020.

ZILBERMAN, R. Porque a leitura da literatura na escola.In.: AMORIN, A.M., CARVALHO, M.A., GERHARDT, A.F.L.M. (Org.) Linguística Aplicada e Ensino: Língua e Literatura. Campinas, SP: Pontes, 2013.

http://www.fundacaocasa.sp.gov.br/. Acesso em: 19 ago. 2020.
Publiée
2023-09-20
Rubrique
Relatos de Experiência