“A CASA” É LAR – LITERATURA: ARTE PARA A REFLEXÃO
Abstract
O presente relato de experiência é composto, inicialmente, por uma fundamentação teórica acerca da importância da mediação de leitura do texto literário e da função humanizadora da literatura e por um breve aporte teórico acerca da literatura marginal. A seguir, foi apresentado o relato, propriamente dito, da experiência de leitura realizada numa turma de 9º ano de Ensino Fundamental, em que se fez a análise de conteúdo e forma do poema “A Casa”, do poeta Renan Inquérito (2014), realizada em conjunto com os alunos durante as aulas. Tem-se por objetivos apresentar pressupostos teóricos acerca da função humanizadora da literatura, bem como da mediação da leitura do texto literário; relatar uma experiência de leitura de um texto literário numa como ferramenta de reflexão acerca da realidade social; apresentar uma possibilidade de análise de um poema de literatura marginal, como estratégia de aproximação do público-alvo com a literatura e, por fim, contribuir com o trabalho de professores, à medida que apresenta uma possibilidade de trabalho com o texto literário em sala de aula.
References
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 4. ed Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul / São Paulo: Duas Cidades, 2004.
COELHO, Nelly Novaes, 1922- Literatura: arte, conhecimento e vida/ Nelly Novaes Coelho. — São Paulo: Petrópolis, 2000.
INQUÉRITO, Renan. #Poucas Palavras. 5. ed. São Paulo: LiteraRUA, 2014.
INQUÉRITO, Renan. Se a história é nossa deixa que nóis escreve. Disponível em: https://www.souinquerito.com.br/ Acesso em 27 jun. 2020.
NASCIMENTO, Érica P. Literatura marginal: os escritores da periferia entram em cena. São Paulo: USP, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-03092007-133929/publico/TESE_ERICA_PECANHA_NASCIMENTO.pdf Acesso em 25 jun. 2020.
ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. Disponível em: http://suzireis.bravehost.com/posgraduacao/artigos/roxane_rojo.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2020.
ZILBERMAN, R. Porque a leitura da literatura na escola.In.: AMORIN, A.M., CARVALHO, M.A., GERHARDT, A.F.L.M. (Org.) Linguística Aplicada e Ensino: Língua e Literatura. Campinas, SP: Pontes, 2013.
http://www.fundacaocasa.sp.gov.br/. Acesso em: 19 ago. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).