FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Résumé
Este relato reflete sobre a percepção do nosso grupo de trabalho, que faz parte da disciplina Metodologia e Prática com o Uso de Novas Tecnologias I, da turma do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, sobre o curso Novas Tecnologias Digitais na Educação (NTDE). Ele foi elaborado e ofertado para instrutores do SENAC, docentes das Redes Municipais de Niterói e do Rio de Janeiro e da Rede Estadual do Rio de Janeiro. A metodologia consistiu na produção de uma Sequência Didática (SD) voltada para a formação de professores, introduzindo novas tecnologias digitais na educação, com aplicação 100% on-line em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Podemos concluir a partir da avaliação feita pelos cursistas através do formulário do Google Drive, que a utilização de uma SD inserindo as novas tecnologias digitais na educação, pode ser muito eficaz no processo ensino-aprendizagem.
Références
FORTES, Nathalia Bernardes; AGUIAR, Fabiane Angélica de. A afetividade presente nas interações em cursos EAD: sob a perspectiva de Vygotsky e Wallon. Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em:
QUEIROZ, Joelma de Pontes Silveira. A importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica na sala de aula. CIET: EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/102. Acesso em: 25 maio 2022.
SILVA, Juarez Bento da; BILESSIMO, Simone Meister Sommer; MACHADO, Leticia Rocha. Integração de tecnologia na educação: proposta de modelo para capacitação docente inspirada no TPACK. Educação em Revista [online]. 2021, v. 37 e 232757. Disponível em:
SOUZA, Neuza Siqueira de. Período pandêmico: a formação continuada do professor da rede de São Gonçalo/RJ no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). In ––––––. Direito educacional e mediação de conflitos. Organizadores: Fabio Dutra e Gisele Herdy Dutra. São Gonçalo: Lit Ler, 1. ed. 2022. p. 103.
VYGOTSKY, Lev. Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1. ed. 1987
WALLON, Henri. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. São Paulo: Vozes, 2008.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).