Português (Brasil)
Abstract
Este relato reflete sobre a percepção do nosso grupo de trabalho, que faz parte da disciplina Metodologia e Prática com o Uso de Novas Tecnologias I, da turma do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, sobre o curso Novas Tecnologias Digitais na Educação (NTDE). Ele foi elaborado e ofertado para instrutores do SENAC, docentes das Redes Municipais de Niterói e do Rio de Janeiro e da Rede Estadual do Rio de Janeiro. A metodologia consistiu na produção de uma Sequência Didática (SD) voltada para a formação de professores, introduzindo novas tecnologias digitais na educação, com aplicação 100% on-line em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Podemos concluir a partir da avaliação feita pelos cursistas através do formulário do Google Drive, que a utilização de uma SD inserindo as novas tecnologias digitais na educação, pode ser muito eficaz no processo ensino-aprendizagem.
References
FORTES, Nathalia Bernardes; AGUIAR, Fabiane Angélica de. A afetividade presente nas interações em cursos EAD: sob a perspectiva de Vygotsky e Wallon. Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em:
QUEIROZ, Joelma de Pontes Silveira. A importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica na sala de aula. CIET: EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/102. Acesso em: 25 maio 2022.
SILVA, Juarez Bento da; BILESSIMO, Simone Meister Sommer; MACHADO, Leticia Rocha. Integração de tecnologia na educação: proposta de modelo para capacitação docente inspirada no TPACK. Educação em Revista [online]. 2021, v. 37 e 232757. Disponível em:
SOUZA, Neuza Siqueira de. Período pandêmico: a formação continuada do professor da rede de São Gonçalo/RJ no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). In ––––––. Direito educacional e mediação de conflitos. Organizadores: Fabio Dutra e Gisele Herdy Dutra. São Gonçalo: Lit Ler, 1. ed. 2022. p. 103.
VYGOTSKY, Lev. Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1. ed. 1987
WALLON, Henri. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. São Paulo: Vozes, 2008.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).