MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO ESTADO DO TOCANTINS: INTEGRAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO TOCANTINS E DA SOCIEDADE POR MEIO DE RESOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE CONFLITOS
Résumé
A intervenção na mediação de conflitos demanda especial atenção por parte das organizações. O problema desta pesquisa versa sobre a atuação da Polícia Militar do Estado do Tocantins na resolução de conflitos, constituindo este um fator de proximidade e confiança da comunidade. Sendo assim, o objetivo deste artigo é analisar a integração da Polícia Militar e da sociedade por meio da intermediação de conflitos. O estudo foi realizado mediante pesquisa bibliográfica e documental, composta por segmentação de dados e posterior análise. A literatura utilizada para o embasamento teórico refere-se aos métodos alternativos ou extrajudiciais de mediação de conflitos, seus benefícios e desafios. A conclusão deste trabalho aponta a aplicabilidade da intermediação de conflitos por meio da Polícia Militar, sendo essencial a relação de empatia e confiança para com a sociedade, asseverando, assim, relacionamentos dignos e coerentes tendo como pressuposto a observância dos direitos humanos.
Références
ANDRADE, Adriano Jesus de; VITAL, Erickson Dantas; SEGUNDO, Divaldil de Souza Rocha; LIMA, Rogério Mariano de. Mediação comunitária: possibilidade de aplicação eficaz na resolução de conflitos na área de Segurança Pública. Unisanta law and social science. VOL. 8. Nº 1. 2019.
BENGOCHEA, Jorge Luiz Paz et al. A transição de uma polícia de controle para uma polícia cidadã. São Paulo em perspectiva, v. 18, n. 1, p. 119-131, 2004. Disponível em:
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Manual de mediação judicial. André Gomma de Azevedo (Org.). 6. ed. Brasília/DF. 2016.
BRASIL. DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009. Disponível em:
BRASIL. Matriz curricular nacional para ações formativas dos profissionais da área de segurança pública. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Coordenação: Andréa da Silveira Passos... [et al.]. Brasília. 2014.
BRASIL. PLANO Nacional de Educação em Direitos Humanos. Ministério dos Direitos Humanos. 3ª reimpressão, simplificada. Brasília. 2018.
CAMARA, Bruno Chadud. Mediação de conflitos na UPP: missão dada é missão cumprida? Dissertação (Mestrado). Niterói: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito. Universidade Federal Fluminense. 2019.
CARNEIRO, Leonardo de Andrade; JUNIOR, Wilmar Borges Leal; BÓ, Francinaldo Machado; BARBOSA, Gentil Veloso. Qualificação do policial militar tocantinense frente a educação mediada por tecnologias. UNITINS: Revista Humanidades & Inovação. V. 6. N. 12. 2019.
COOPER, Christopher C. Conceptualizing mediation use by patrol police officers. San Francisco, Center on Juvenile and Criminal Justice. 2003. Center on Juvenile and Criminal Justice. Julho. 2003. Disponível em:
COTTA, Francis Albert. No rastro dos dragões [manuscrito]: políticas da ordem e o universo militar nas Minas setecentista. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. 2004.
DANTAS, Aline Chianca. Mediação policial, segurança pública e segurança humana: uma abordagem reflexiva. Revista Direito, Estado e Sociedade. n. 46. 2015. Disponível em:
MELO, Dosautomista Honorato de. Formar comandantes: proteger a sociedade. Concepções de formação do curso de oficiais da Academia Policial Militar Tiradentes de Palmas em relação à formação humana. 154 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Tocantins. Palmas. 2014.
MOTA, Germana Ferreira. A experiência da Polícia Civil com a mediação de conflitos: um estudo de caso da interação existente entre o 35º Distrito Policial e o núcleo de justiça comunitária da Grande Messejana. MONOGRAFIA (GRADUAÇÃO). Serviço Social. Centro de Estudos Sociais Aplicados. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza – CE. 2010.
NASSARO, Adilson Luís Franco. O policial militar pacificador social: emprego da mediação e da conciliação no policiamento preventivo. Revista do Laboratório de Estudos da Violência da UNESP/Marília, Ano 2012, ed. 10, p. 40-56, 2012. Disponível em:
NUNES, Andrine Oliveira. Segurança pública e mediação de conflitos: a possibilidade de implementação de núcleos de mediação na secretaria de segurança pública e defesa social do Estado do Ceará. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Universidade de Fortaleza. Fortaleza. 2010.
OLIVEIRA, Diógenes Wagner Silveira Esteves de. Justiça multiportas e práticas restaurativas na Polícia Militar do Estado de São Paulo à luz da hermenêutica constitucional da ordem pública. Dissertação (Mestrado) – Universidade Nove de Julho. UNINOVE. São Paulo. 2021.
ONU. Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. 2015. Disponível em
REIS, Helena dos Santos. A utilização da mediação de conflitos nas atividades policiais. Disponível em < https://www.policiamilitar.sp.gov.br/>. Acesso em 20 mar. 2021.
RODRIGUES, Marcus Paulo Ruffeil. Gestão da polícia militar: a cultura institucional como agente limitador da construção de uma polícia cidadã. DISSERTAÇÃO (MESTRADO). Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Fundação Getúlio Vargas. Rio de janeiro. 2010.
SALES, Lília Maia de Morais. Ouvidoria e mediação: instrumentos de acesso à cidadania. Pensar. Fortaleza. Vol. 11. p. 154-167. Fev. 2006.
SALES, Lília Maia de Morais. A mediação de conflitos: lidando positivamente com as emoções para gerir conflitos. Pensar. Fortaleza, v. 21, n. 3, p. 965-986, set./dez. 2016.
SALES, Lília Maia de Morais; ANDRADE, Mariana Dionísio de. A mediação de conflitos como efetivo contributo ao Poder Judiciário brasileiro. Revista de Informação Legislativa. Brasília a. 48 n. 192 out./dez. 2011.
SALES, Lilia Maia de Morais; CHAVES, Emmanuela Carvalho Cipriano. Mediação e conciliação judicial: a importância da capacitação e de seus desafios. Sequência (Florianópolis). N. 69, p. 255-280. Dez. 2014.
SILVA, Augusto César. Construção da mediação de conflitos na Polícia Militar de Santa Catarina: um caminho para a autonomia e a alteridade no convívio social. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. Disponível em:
SILVA, Valter Ribeiro da; FILHO, Eliéser Antonio Durante. A mediação comunitária na atividade policial-militar como política pública de pacificação social e prevenção criminal. GRALHA AZUL – Periódico Científico da 2ª Vice-presidência. Edição 1. Ago/Set. 2020. 2020.
SENASP. Mediação de Conflitos. (Apostila do Curso de Mediação de Conflitos da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP)
SOUZA, Adilson Paes de. A educação em direitos humanos na Polícia Militar. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2012.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).