METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO DO IFPA
Résumé
Este trabalho tem como objetivo investigar a viabilidade pedagógica de metodologias ativas (MA) em aulas remotas do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática. A fundamentação teórica apresenta as MA como estratégias teórico-didáticas capazes de desenvolver habilidades catalisadoras em discentes e docentes, ao colocar o aluno como protagonista do processo e o professor como mediador do conhecimento. Do ponto de vista metodológico trata-se de um estudo de caso, visto que foram estudadas práticas pedagógicas de um docente que ministrou aulas para uma turma do citado curso. Os dados apontam para uma tentativa de modernização da educação pelo viés tecnológico, ainda que de maneira emergencial, o que tirou professor e alunos de suas respectivas zonas de conforto. Nesse contexto, entende-se, que o uso das referidas metodologias é viável, principalmente no ensino remoto, pois incentivou o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos sujeitos envolvidos, atribuindo ao discente o papel de protagonista nos processos de ensino e de aprendizagem.
Références
BEM JÚNIOR, L. S. et al. Ensino Remoto e Metodologias Ativas na Formação Médica: Desafios na Pandemia COVID-19. Jornal Memorial da Medicina, vol. 2 (2), p.44-47, 2020.
BOROCHOVICIUS, E.; TORTELLA, J. C. B. Aprendizagem Baseada em Problemas: Um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 83, p. 263-294, abr./jun. 2014.
CANDAU, M. V. A didática em questão. Petrópolis: Editora Vozes, 1991.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.
CHEMIN, Beatriz Francisca. Manual da Univates para trabalhos acadêmicos. 2. ed. Lajeado: Univates, 2012.
CHRISTENSEN, R.; KNEZEK, G. Readiness for integrating mobile learning in the classroom: Challenges, preferences and possibilities. Computers in Human Behavior, v 76, n 1, p. 112-121, 2017.
DIESEL, A. et al. Os princípios das Metodologias Ativas de Ensino: Uma abordagem teórica. Revista THEMA, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
DINIZ-PEREIRA, J. E. A Construção do Campo da Pesquisa sobre Formação de Professores. Revista da FAEEBA: Educação e contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, jul./dez. 2013.
FARIAS, G. F.; SPANHOL, F. J.; SOUSA, M.V. The use of LMS to support PBL practices: A systematic review. Journal of Research & Method in Education, v. 6, p. 3, 2016.
FARIAS, V. R. Incentivo na Formação Docente: Percepções sociológicas. In.: PEREIRA, B. G. et al (orgs). Metodologias Ativas: Ferramentas catalisadoras de práticas docentes. Pará de Minas (MG): Virtual Books, 2016, p. 110-120.
FAZENDA, I. Interdisciplinaridade-Transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In.: FAZENDA, I (org). O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Editora Cortez, 2008. p. 17-28.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FONSECA, S. M.; NETO, J. A. M. Metodologias Ativas Aplicadas à Educação a Distância: Revisão de literatura. Revista EDaPECI, São Cristóvão (SE), v.17. n. 2, p. 185-197, mai./ago. 2017.
FONTANA, D. Psicologia para Professores. São Paulo Editora Manole Ltda, 1991.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIROUX, H. A. Os Professores como Intelectuais. Porto Alegre: Artmed, 1997.
JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: Em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-29, 2020.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2013.
LEITE, F. F. Metodologia WebQuest: Um relato de experiência na construção de Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso. In.: PEREIRA, B. G.; SILVA, L. S.; SIEDE, R. O. (orgs). Metodologias Ativas na Prática de Ensino: Perspectivas inovadoras. Pará de Minas (MG): Virtual Books, 2018, p. 89-102.
LIMA, S. R. A. de. Mais Reflexão, Menos Informação. In.: FAZENDA, I. (org). O que é Interdisciplinaridade. São Paulo: Editora Cortez, 2008. p. 185-199.
MORAN, J. Metodologias Ativas e Modelos Híbridos na Educação. In.: YAEGASHI, Solange e outros (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, p.23-35, 2017.
MORAN, José M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas”. In: Moran, J. M.; Masetto, M.T.; Behrens, M. A. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, S.P.: Papirus, 2000.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 4ª ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.
PEREIRA, B. G.; ANGELOCCI, M. A.; BUSNARDO, M. J. R. Interdisciplinaridade no Âmbito Educacional: Desafios de uma era pós-moderna. Pará de Minas (MG): Virtual Books, 2020.
PEREIRA, B. G.; SIEDE, R. O.; SILVA, L. S. Metodologias Ativas no Ensino Superior: Sala de Aula Invertida como Estratégia Pedagógica na Catalisação da Habilidade de Escrita. International Journal on Active Learning STHEM Brasil, v. 3, p. 1-12, 2017.
PIMENTEL-CORDEIRO, A. W.; PEREIRA, B. G. Metodologias Ativas como Proposta de Letramento: Entraves e contribuições. Revista Querubim (Online), v. 38, p. 21-27, 2019.
PRENSKY, M. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.
SANTOS JÚNIOR, V. B. S.; MONTEIRO, J. C. S. Educação e COVID-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020.
SANTOS, J. P. dos; JUNGER, A. P.; AMARAL, L. H.; ANDRADE, A. A. de. Metodologias Ativas: Retenção e avaliação de resultados. Revista educação, p. 81/98, 14 fev. 2019.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1991.
TARDIF, M. Saberes Profissionais dos Professores e Conhecimentos Universitários. Revista Brasileira de Educação, Nº 13, v. [?], p. 5-24. 2000.
VALENTE, J. A. et al. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455-478, abr./jun. 2017.
YAMASHITA, N. P. L.; RIBEIRO, A. L. R.; PARTATA, A. K. Match Based Learning: Uma nova proposta de ensino e aprendizagem. In.: PEREIRA, B. G.; SILVA, L. S.; SIEDE, R. O. (orgs). Metodologias Ativas na Prática de Ensino: Perspectivas inovadoras. Pará de Minas (MG): Virtual Books, 2018, p. 27-47.
ZEICHNER, K. M. Uma Análise Crítica sobre a Reflexão como Conceito Estruturante na Formação Docente. Revista Educação e Sociologia, Nº 103, v. 29, p. 535-554. 2008.
ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. da. Leitura: Por que a Interdisciplinaridade?. In.: ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. da (Orgs). Leitura: Perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Editora Ática, 2000. p. 11-17.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).