METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO DO IFPA

Résumé

Este trabalho tem como objetivo investigar a viabilidade pedagógica de metodologias ativas (MA) em aulas remotas do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática. A fundamentação teórica apresenta as MA como estratégias teórico-didáticas capazes de desenvolver habilidades catalisadoras em discentes e docentes, ao colocar o aluno como protagonista do processo e o professor como mediador do conhecimento. Do ponto de vista metodológico trata-se de um estudo de caso, visto que foram estudadas práticas pedagógicas de um docente que ministrou aulas para uma turma do citado curso. Os dados apontam para uma tentativa de modernização da educação pelo viés tecnológico, ainda que de maneira emergencial, o que tirou professor e alunos de suas respectivas zonas de conforto. Nesse contexto, entende-se, que o uso das referidas metodologias é viável, principalmente no ensino remoto, pois incentivou o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos sujeitos envolvidos, atribuindo ao discente o papel de protagonista nos processos de ensino e de aprendizagem.

Bibliographies de l'auteur

Roberta Alves da Silva, IFPA

Graduada em Pedagogia (UEPA). Especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFPA). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes (FTB). 

Claudio Pereira da Silva, IFPA - Instituto Federal do Pará

Mestre em Ensino pela UNIVATES-RS, graduado em Tecnologia em Análise e Des. de Sistemas pela Universidade do Tocantins e em Pedagogia pela UEPA. Especialista em Redes de Computadores e Docência no Ensino Superior. Atualmente é professor no IFPA - Campus Conceição do Araguaia-PA. 

Elidiane Ferreira Bispo Corrêa, IFPA

Graduada em Letras e Português (UEPA), Inglês (FAFIBE) e Pedagogia (FATEH). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UCAM). Especialista em Ensino de Língua Inglesa (FUI) e Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFPA). 

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Publiée
2023-12-21