UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E AS SUAS DIFICULDADES: INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO CRÍTICA COMO POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Résumé

O presente artigo tem por objetivo apresentar a análise do ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a compreensão acerca de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem do ensino tradicional. Esta pesquisa se deu a partir da leitura de livros da coleção de "Tendências em Educação Matemática", por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que serviu como fonte de inspiração. A escolha desta temática tem sua justificativa fundamentada na preocupação com a formação Matemática dos estudantes dos Anos Iniciais. A pesquisa é qualitativa de caráter exploratória se valeu de elementos como artigos e livros, para uma análise bibliográfica sobre o tema proposto. A análise possibilitou compreender as dificuldades e apresentou possíveis soluções caracterizadas à interdisciplinaridade e à Educação Matemática crítica. Ao final, uma pequena proposta didática foi conferida, no intuito de discorrer a importância da renovação e utilização de novas tendências no atual contexto de ensino.

Bibliographies de l'auteur

Wellyson Junior Sousa Ferreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Marcella Sousa Maia, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Cleide Maria de Oliveira Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Douglas Silva Fonseca, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Pós-doutorando pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Educação Matemática pela UNIAN. Mestre em Educação pela UFU. Graduado em Matemática pela UFU. Professor da UFNT e pós doutorado na UFRJ.

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Publiée
2022-10-25
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