UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E AS SUAS DIFICULDADES: INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO CRÍTICA COMO POSSÍVEIS SOLUÇÕES
Abstract
O presente artigo tem por objetivo apresentar a análise do ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a compreensão acerca de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem do ensino tradicional. Esta pesquisa se deu a partir da leitura de livros da coleção de "Tendências em Educação Matemática", por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que serviu como fonte de inspiração. A escolha desta temática tem sua justificativa fundamentada na preocupação com a formação Matemática dos estudantes dos Anos Iniciais. A pesquisa é qualitativa de caráter exploratória se valeu de elementos como artigos e livros, para uma análise bibliográfica sobre o tema proposto. A análise possibilitou compreender as dificuldades e apresentou possíveis soluções caracterizadas à interdisciplinaridade e à Educação Matemática crítica. Ao final, uma pequena proposta didática foi conferida, no intuito de discorrer a importância da renovação e utilização de novas tendências no atual contexto de ensino.
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