O QUE ANDAM DIZENDO SOBRE O CORPO GORDO NA ESCOLA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA PESADA
Résumé
O ambiente escolar é um lugar onde as manifestações preconceituosas e discriminatórias contra o corpo gordo são comuns e preocupantes, por poderem causar danos à saúde física e mental dos estudantes. Esse microcosmo social em que a escola se converte acaba por espelhar, em seu interior, as condutas sociais e os estigmas vivenciados na sociedade que a envolve. O presente artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o assunto, buscando dados nas plataformas Google Acadêmico e ARCA – Repositório da Fiocruz, trazendo o registro de produções de 2017 e 2021. Considerando que a pesquisa ocupa espaços de campos teóricos variados, optamos por conjugar conceitos - durante a busca - que atendessem aos objetivos da tese de doutoramento em andamento. Apresentando como resultado dessa conjugação os termos: “Representatividade gorda na escola”; “Corpo gordo no ensino de Artes Visuais”; “Corpo gordo nas Artes Visuais”; “Saúde mental do gordo na escola”.
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