O QUE ANDAM DIZENDO SOBRE O CORPO GORDO NA ESCOLA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA PESADA

Resumen

O ambiente escolar é um lugar onde as manifestações preconceituosas e discriminatórias contra o corpo gordo são comuns e preocupantes, por poderem causar danos à saúde física e mental dos estudantes. Esse microcosmo social em que a escola se converte acaba por espelhar, em seu interior, as condutas sociais e os estigmas vivenciados na sociedade que a envolve. O presente artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o assunto, buscando dados nas plataformas Google Acadêmico e ARCA – Repositório da Fiocruz, trazendo o registro de produções de 2017 e 2021. Considerando que a pesquisa ocupa espaços de campos teóricos variados, optamos por conjugar conceitos -  durante a busca - que atendessem aos objetivos da tese de doutoramento em andamento. Apresentando como resultado dessa conjugação os termos: “Representatividade gorda na escola”; “Corpo gordo no ensino de Artes Visuais”; “Corpo gordo nas Artes Visuais”; “Saúde mental do gordo na escola”.

Biografía del autor/a

Analu Steffen, Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz/RJ. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea (pela UERJ). Graduada em Artes Visuais (pela FAP/PR). Atualmente atuando como professora de Artes Visuais na Educação Básica e no Curso de Especialização Saberes e Fazeres em Artes Visuais no Colégio Pedro II, Rio de Janeiro.

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Filosofia e Humanidades - Columbia Pacific University. Professor e Pesquisador Associado da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador Permanente no Programa de Mestrado e Doutorado PGEBS - Ensino em Biociências e Saúde da FIOCRUZ. Professor e Pesquisador Permanente no Mestrado em Diversidade e Inclusão - CMPDI/UFF e no Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão - PGCTIn/UFF. 

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Publicado
2022-10-25