INTERCULTURALIDADE E DECOLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ABYA YALA: UM ENSAIO DE REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavras-chave: Educação Superior. Interculturalidade. Decolonialidade.

Resumo

Os temas interculturalidade e decolonialidade na educação superior latino-americana permeiam espaços de luta e resistência cada vez mais evidentes no campo científico. As discussões acerca de uma interculturalidade crítica, bem como a construção decolonial do pensamento ressalta o termo “outro” como destaque nas narrativas analisadas. A partir disso, buscou-se desenvolver uma pesquisa bibliográfica, adaptando a ferramenta PRISMA de revisão sistemática na busca de reflexões sobre os estudos que envolvem os dois construtos, a partir dos conceitos e a relação entre eles nos textos analisados. Percebe-se que, as publicações apresentaram os dois conceitos sempre relacionados, considerando alguns aspectos essenciais quando se tratam das temáticas incluindo o conhecimento eurocêntrico como dominador e dominante, a decolonialidade como uma epistemologia de resistência e libertação e a urgência de se promover profundas transformações epistemológicas, políticas e ontológicas no espaço da educação superior latino-americana.

Biografia do Autor

Fabiane Aparecida Santos Clemente, Universidade Federal do Amazonas

Pós Doutora e Doutora em Educação, mestre e graduada em Administração, Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas. Líder do grupo de pesquisa GED – Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento. ORCID: . Contato:

Referências

ALVARADO, José. Pensar la universidad en perspectiva decolonial. Revista de Filosofia, n. 84, p. 116-130, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6055542. Acesso em: 09 dez. 2021.

AMAN, Robert. Why Interculturalidad is not Interculturality: Colonial remains and paradoxes in translation between indigenous social movements and supranational bodies. Cultural Studies, v. 29, n. 2, p. 205-228, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09502386.2014.899379 2. Acesso em: 09 dez. 2021.

ARISPE, Valentin. Educación intercultural: La perspectiva de los pueblos indígenas de Bolivia. Caracol, n. 20, p. 166-187, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/168087. Acesso em: 09 dez. 2021

BACKES, José Licínio. A Luta Política para a Construção de Currículos Interculturais e Decoloniais pelos Indígenas. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 3, p. 1115-1130, 2019. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss3articles/backes.pdf. Acesso em: 09 dez. 2021.

BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 15-24, jan./abril. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/wKkj6xkzPZHGcFCf8K4BqCr/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 10 dez. 2021.

CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e educação na América Latina: uma educação plural, original e complexa. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 151-169, jan./abr. 2010. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/3076. Acesso em: 09 dez. 2021.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. “Ideias-força” do pensamento de Boaventura Sousa Santos e a educação intercultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n.01, p. 15-34, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/cjS9NB4DWjqv8ncCZg7RbDM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 09 dez. 2021.

CARVALHO FILHO, Valério; IPIRANGA, Ana Sílvia Rocha; DE ALMEIDA FARIA, Alexandre. (De) Colonialidade na educação em administração: Explorando limites e possibilidades. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas, n. 25, p. 1-30, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2750/275050047034.pdf. Acesso em: 09 dez. 2021.

CUPPLES, Julie; GLYNN, Kevin. Indigenizing and decolonizing higher education on Nicaragua's Atlantic Coast. Singapore Journal of Tropical Geography, v. 35, n. 1, p. 56-71, 2014. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Indigenizing-and-Decolonizing-Higher-Education-on-Cupples-Glynn/ef72b91129b98c2f201b8dfcb867bac2c18f8d23. Acesso em: 09 dez. 2021.

DANBOLT, Live Drange. The challenge of bilingualism in a multilingual society: The Bolivian Case. Journal of Intercultural Communication, p.1404-1634, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/262246953_The_challenge_of_bilingualism_in_a_multilingual_society_The_Bolivian_Case. Acesso em: 09 dez. 2021.

DOMÍNGUEZ, Maikel J. La Universidad Otra: Una reflexion desde una perspectiva decolonial. Revista de Filosofia, n. 90, p. 76-87, 2018. Disponível em: https://produccioncientificaluz.org/index.php/filosofia/article/view/31333. Acesso em: 09 dez. 2021.

DONATO, Helena; DONATO, Mariana. Etapas na Condução de uma Revisão Sistemática. Acta Médica Portuguesa, v. 32, n. 3, 2019. Disponível em: https://www.actamedicaportuguesa.com › download. Acesso em: 09 dez. 2021.

FORERO, Eduardo Andrés Sandoval; FIGUEROA, José Javier Capera. La emergencia del pensamiento intercultural en Nuestra América: reflexiones desde la filosofía anti-hegemónica y sub-alterna de Álvaro B. Márquez-Fernández. Utopía y praxis latinoamericana: revista internacional de filosofía iberoamericana y teoría social, n. 1, p. 144-158, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org › Journal. Acesso em: 09 dez. 2021.

GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação Prisma. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, p. 335-342, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/TL99XM6YPx3Z4rxn5WmCNCF/?lang=pt. Acesso em: 09 dez. 2021.

GUIMARÃES, Maria Beatriz et al. As práticas integrativas e complementares no campo da saúde: para uma descolonização dos saberes e práticas. Saúde e Sociedade, v. 29, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/B4xk3VVgGdNcGdXdH3r4n6C/?lang=pt. Acesso em: 09 dez. 2021.

JORGE, Polo Blanco; ELEDER, Piñeiro Aguiar. Ciencia moderna, planeta torturado Una reflexión crítica sobre el modo eurocéntrico de conocer la naturaleza e intervenir en el medio ambiente. Izquierdas, n. 46, 2019. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=S0718-50492019000200194&script=sci_abstract. Acesso em: 09 dez. 2021.

MALDONADO-TORRES, Nelson. La descolonización y el giro des-colonial. Tabula rasa, n. 9, pág. 61-72, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/396/39600905.pdf.Acesso em 13 dez. 2021.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones ao desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, p.127-168.

MÉNDEZ-REYES, Johan. Universidad, decolonización e interculturalidad otra. Más allá de la hybris del punto cero. Revista de filosofía, v. 75, n. 3, p. 66-86, 2013. Disponível em: https://produccioncientificaluz.org/index.php/filosofia/article/view/18269. Acesso em: 09 dez. 2021.

MIRANDA, Claudia; PIMENTEL, Fernando Guimarães. Currículo de história na UERJ e na UFRJ: todos os caminhos levam à Europa. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 3, p. 793-815, 2015. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss3articles/miranda-pimentel.pdf. Acesso em: 09 dez. 2021.

MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: O hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: Lander, E. (Org.). A colonialidade do saber: Eurocentrismo e ciências sociais: Perspectivas latino-americanas, 2005, pp. 71-103. Buenos Aires: Clacso. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624094657/6_Mignolo.pdf. Acesso em 13 dez. 2021.

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2010.

MIGNOLO, Walter. El pensamiento decolonial: desprendimiento y apertura. Un manifiesto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, p. 25-47.

MIGNOLO, Walter; GROSFOGUEL, Ramón. Intervenciones descoloniales: una breve introducción. Tabula Rasa, Colómbia, Bogotá, n. 9, jul./dec. 2008, p. 29-37. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/tara/n9/n9a03.pdf. Acesso em: 09 dez. 2021.

NAZARENO, Elias; MAGALHÃES, SM de; FREITAS, M. T. U. Interculturalidade crítica, transdisciplinaridade e decolonialidade na formação de professores indígenas do povo Berò Biawa Mahadu/Javaé: análise de práticas pedagógicas contextualizadas em um curso de Educação Intercultural Indígena. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 8, n. 3, p. 490-508, 2019. Disponível em: http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2814. Acesso em: 09 dez. 2021

NORAMBUENA, Cristián Valdés. Consideraciones críticas en torno a la interculturalidad y la decolonialidad. Diálogo entrecruzado entre M. Maesschalck y R. Salas Astraín. Utopía y praxis latinoamericana: revista internacional de filosofía iberoamericana y teoría social, v. 25, n. 88, p. 14-33, 2020. Disponível em: https://produccioncientificaluz.org/index.php/utopia/article/view/30869. Acesso em: 09 dez. 2021

PAIM, Elison Antonio; ARAÚJO, Helena Maria Marques. Memórias outras, patrimônios outros, e decolonialidades: Contribuições teórico-metodológicas para o estudo de história da África e dos afrodescendentes e de história dos Indígenas no Brasil. Archivos Analíticos de Políticas Educativas. Education Policy Analysis Archives, v. 26, n. 1, p. 11, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6584751. Acesso em: 09 dez. 2021.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y modernidad/racionalidad em Perú Indígena. Lima, 1, vol. 29, 1992, p. 11-20. Disponível em: https://www.lavaca.org/wp-content/uploads/2016/04/quijano.pdf. Acesso em: 09 dez. 2021

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: E. Lander (Org.). La colonialidad del saber: Eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2005.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, p. 93-126.

RIBEIRO, Débora. O Conhecimento Moderno-Ocidental à Luz do Pensamento Decolonial Latino-Americano: aprender, desaprender e reaprender a partir dos movimentos sociais. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 1057-1076, 2018.

SÁNCHEZ, Daniel Guillermo Gordillo. Decolonización, bibliotecas y América Latina: notas para la reflexión. Investigación bibliotecológica, v. 31, n. 73, p. 131-155, 2017. Disponível em: http://rev-ib.unam.mx/ib/index.php/ib/article/view/57850. Acesso em: 09 dez. 2021.

SANTOS, Monaliza Holanda dos; CORDEIRO, Eugênia de Paula Benício. Contra Hegemonia e Pluralidade de Saberes na Educação à Luz da Sociopoética. Educação & Realidade, v. 45, n. 4, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/98517. Acesso em: 09 dez. 2021.

SEVERINO, Antonio Joaquim; TAVARES, Manuel. Por um projeto insurgente e resistente de decolonialidade da universidade latino-americana. Revista Lusófona de Educação, v. 48, n. 48, 2020. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7319. Acesso em: 09 dez. 2021.

SOUZA, Ana Lucia Silva; MUNIZ, Kassandra da Silva. Descolonialidade, performance e diáspora africana no interior do Brasil: sobre transições identitárias e capilares entre estudantes da Unilab. 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/5792. Acesso em: 09 dez. 2021.

STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Bases de la investigación cualitativa: técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Universidad de Antioquia, 2016.

TAMAYO, Juan José. Boaventura de Sousa Santos: Hacia una sociología de las ausencias y las emergencias. Utopía y praxis latinoamericana, v. 16, n. 54, p. 41-49, 2011. Disponível em: https://produccioncientificaluz.org/index.php/utopia/article/view/3430. Acesso em: 09 dez. 2021.

VARGAS, Jorge Luis Yangali. Derroteros de la educación peruana en el XXI: interculturalizar, decolonizar y subvertir. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 97, p. 918-942, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/VZRM5vT86XgGSRdjGQNDMVJ/abstract/?lang=es. Acesso em: 09 dez. 2021.

WALSH, Catherine, Geopolíticas del Conocimiento, interculturalidad y descolonización, Boletín ICCI-ARY Rimay, Año 6, n. 60, 2004. Disponível em: https://reflexionesdecoloniales.files.wordpress.com/2014/10/catherine-walsh-geopoliticas-del-conocimiento-interculturalidad-y-descolonizacion.pdf. Acesso em: 09 dez. 2021.

WALSH, Catherine. Estudios (inter)culturales en clave de-colonial. Revista Tábula Rasa, Bogotá, Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca, s.v., n. 12, p. 209-227, jun. 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/396/39617422012.pdf. Acesso em: 09 dez. 2021.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In. CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-43. Disponível em: https://document.onl/documents/walsh-catherine-interculturalidade-critica-e-pedagogia-decolonial.html. Acesso em: 09 dez. 2021.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (de) coloniales de nuestra época. Quito, Universidad Andina Simón Bolívar / Abya-Yala, 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/35011983/interculturalidad_estado_sociedad_luchas_de_coloniales_de_nuestra_%c3%89poca. Acesso em: 09 dez. 2021.

WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad: perspectivas críticas y políticas. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 61-74, jan./dez. 2013. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3412. Acesso em: 09 dez. 2021.

WALSH, Catherine. Saberes ancestrales y economía del conocimiento. Conferencia, Ciespal, 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uiFpnug8h7M. Acesso em: 09 dez. 2021.

WOLKMER, Antonio Carlos; WOLKMER, Maria de Fátima Schumacher. The Principle of the ‘Common’, Legal Pluralism and Decolonization in Latin America. Law and Critique, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/350089036_The_Principle_of_the_'Common'_Legal_Pluralism_and_Decolonization_in_Latin_America. Acesso em: 09 dez. 2021.
Publicado
2022-05-17