INTERCULTURALIDADE E DECOLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ABYA YALA: UM ENSAIO DE REVISÃO SISTEMÁTICA
Résumé
Os temas interculturalidade e decolonialidade na educação superior latino-americana permeiam espaços de luta e resistência cada vez mais evidentes no campo científico. As discussões acerca de uma interculturalidade crítica, bem como a construção decolonial do pensamento ressalta o termo “outro” como destaque nas narrativas analisadas. A partir disso, buscou-se desenvolver uma pesquisa bibliográfica, adaptando a ferramenta PRISMA de revisão sistemática na busca de reflexões sobre os estudos que envolvem os dois construtos, a partir dos conceitos e a relação entre eles nos textos analisados. Percebe-se que, as publicações apresentaram os dois conceitos sempre relacionados, considerando alguns aspectos essenciais quando se tratam das temáticas incluindo o conhecimento eurocêntrico como dominador e dominante, a decolonialidade como uma epistemologia de resistência e libertação e a urgência de se promover profundas transformações epistemológicas, políticas e ontológicas no espaço da educação superior latino-americana.
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