A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS: AVANÇOS OU RETROCESSOS?

Résumé

Esta pesquisa é resultante de um estudo bibliográfico, documental e entrevistas realizadas com as coordenadoras pedagógicas de duas escolas estaduais uma de Cuiabá/MT e outra de Várzea Grande/MT, fazendo parte da fase inicial da pesquisa de mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá. Que teve por objetivo verificar se existia a consonência entre a teoria e prática sobre a ensino da Educação Ambiental em sala de aula. Conforme observações quanto ao comportamento dos alunos no que se referente à conservação do ambiente, percebe-se a necessidade de fazer um estudo articulado entre a teoria e prática sobre a Educação Ambiental (EA) na escola como um “todo”, verificando se existe uma relação entre a legislação e sua aplicabilidade.  O estudo apresenta uma análise dos avanços relacionados à educação ambiental, usando como referência as duas Conferências: ECO-92 e Rio+20. Neste sentido, esta analogia evidenciou que, nas propostas e projetos analisados na escola, estão ineseridas formalmente, porém na prática, os resultados são insignificantes, observando a ausência de pedagógicas e uma articulação entre a legislação e a prática das escolas.

Bibliographies de l'auteur

Maria Geni Pereira Bilio, UNIC - Universidade de Cuiabá

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia- PPGED/UFU – Mestre em Ensino pelo Universidade de Cuiabá – UNIC. Graduada em Geografia e Pedagogia e Professora da Rede Pública de Ensino Municipal de Várzea Grande/MT.  

Leyze Grecco, IFMT

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós Graduação do IFMT. Graduada em Física pela UFMT. Professora da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso – SEDUC.

Ana Mary Bilio Martins, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

Pós Graduada em Psicologia Educacional pela UFMT, Graduada em Geografia pela UFMT. Professora da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso – SEDUC.

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Publiée
2023-12-21