A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS: AVANÇOS OU RETROCESSOS?
Abstract
Esta pesquisa é resultante de um estudo bibliográfico, documental e entrevistas realizadas com as coordenadoras pedagógicas de duas escolas estaduais uma de Cuiabá/MT e outra de Várzea Grande/MT, fazendo parte da fase inicial da pesquisa de mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá. Que teve por objetivo verificar se existia a consonência entre a teoria e prática sobre a ensino da Educação Ambiental em sala de aula. Conforme observações quanto ao comportamento dos alunos no que se referente à conservação do ambiente, percebe-se a necessidade de fazer um estudo articulado entre a teoria e prática sobre a Educação Ambiental (EA) na escola como um “todo”, verificando se existe uma relação entre a legislação e sua aplicabilidade. O estudo apresenta uma análise dos avanços relacionados à educação ambiental, usando como referência as duas Conferências: ECO-92 e Rio+20. Neste sentido, esta analogia evidenciou que, nas propostas e projetos analisados na escola, estão ineseridas formalmente, porém na prática, os resultados são insignificantes, observando a ausência de pedagógicas e uma articulação entre a legislação e a prática das escolas.
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