SER DOUTOR(A) EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INFLUÊNCIA DO TÍTULO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Résumé

A presente pesquisa objetiva compreender, a partir da percepção dos próprios professores doutores em Ciências da Natureza que atuaram na sala de aula no ano letivo de 2020, sobre sua formação continuada em nível de doutorado e suas influências no processo ensino-aprendizagem. Essa pesquisa tem teor qualitativo e a análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva. Grande parte deles atrela sua permanência na Educação Básica ao fato de serem concursados o que lhes conferem estabilidade, e ficou notório que nem todos os professores doutores estão na Educação Básica por opção. Muitos professores, entretanto, demonstram a importância da Pós-Graduação Stricto sensu para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Nota-se um sentimento permeado de indignação devido à falta de reconhecimento profissional docente para além do quesito financeiro, seja pelo Instituição empregadora, quanto pela sociedade.

Bibliographies de l'auteur

Grazielly Katarinni Gomes Lemos, Universidade Federal de Catalão (UFCat)

Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Goiás, transição para Universidade Federal de Catalão. Licenciada e Bacharel em Ciencias Biológicas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC – UFCAT/CNPq.

Wender Faleiro, Universidade Federal de Catalão (UFCat)

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais e Doutor em Educação pela UFU. Pós Doutor em Educação pela PUC-GO. Atualmente é Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Goiás, transição para Universidade Federal de Catalão. Líder - Fundador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC – UFCAT/CNPq.

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Publiée
2024-11-25