SER DOUTOR(A) EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INFLUÊNCIA DO TÍTULO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Abstract
A presente pesquisa objetiva compreender, a partir da percepção dos próprios professores doutores em Ciências da Natureza que atuaram na sala de aula no ano letivo de 2020, sobre sua formação continuada em nível de doutorado e suas influências no processo ensino-aprendizagem. Essa pesquisa tem teor qualitativo e a análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva. Grande parte deles atrela sua permanência na Educação Básica ao fato de serem concursados o que lhes conferem estabilidade, e ficou notório que nem todos os professores doutores estão na Educação Básica por opção. Muitos professores, entretanto, demonstram a importância da Pós-Graduação Stricto sensu para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Nota-se um sentimento permeado de indignação devido à falta de reconhecimento profissional docente para além do quesito financeiro, seja pelo Instituição empregadora, quanto pela sociedade.
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