O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ARTE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Résumé
Este artigo tem como objetivo principal discutir a respeito do processo do ensino e aprendizagem da arte e sua contribuição para a formação da criança na Educação infantil. Além disso, visa discorrer sobre as mudanças contemporâneas no mundo infantil, perceptíveis a todos. Para tanto, nos perguntamos se existe, entre os docentes, a percepção das contribuições que Arte pode oferecer ao desenvolvimento infantil. Para tanto, utilizou se de pesquisa bibliografia, com os seguintes autores: Martins (1998), Fusari e Ferraz (2009), Oliveira (2002) entre outros. Chega-se a conclusão da importância do mesmo para os professores que lidam com as crianças no dia a dia das escolas e creches, pois é na escola que o brincar e a arte vão estar presente, desenvolvendo os sentidos das crianças para a vida adulta, e, para que isso aconteça é necessário dá importância para os mesmos no dia a dia.
Références
___. A política de organização das infâncias e o currículo da Educação Infantil e do primeiro ano. Zero-a-seis, v.1. Florianópolis: UFSC, 2012.
ABRÃO, K. e FIGUEREDO, M. A Corporeidade Infantil Nos Espaços da escola. Vivências. Vol.9, N.16: p. 20-28, Maio/2013.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 2. edição. 1981.
BARBOSA, Ana Mae Tavares de Bastos. A Imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.
BRASIL, Ministério da Educação, Cultura e do Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental. SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes. 1993.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular para a educação infantil: Intro¬dução. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação edo Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 2000.
BRITO, T. A. Música na educação infantil – propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Editora Petrópolis, 2003.
CITON. F. e HARTMANN D. Brincar Na Educação Infantil: O Papel Do Professor no Apoio às Vivências Lúdicas - Universidade Federal de Londrina, 2012.
CUNHA, S. R. V. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na educação infantil. In: CUNHA, S. R. V. da (Org.). Cor, som e movimento. Porto Alegre: Mediação, 1999. p. 7-36.
DELGADO, A. C. D. e MÜLLER, F. Sociologia da infância: pesquisa com crianças. Educ. Soc. vol.26 no.91 Campinas May/Aug. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo acesso dia 10/11/2016.
FERREIRA, AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA. Minidicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
FERREIRA, TAÍS. A escola no teatro e o teatro na escola. Porto Alegre: Mediação, 2006.
FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C.T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2009.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GODOY, A. S. O estudo de caso qualitativo. p. 115-143. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. (org.).2.ed. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2010.
GODOY,KATHYA Maria Alves. A dança na educação infantil / Adriano Alves de Lima. – Campinas, SP: [s.n], 2011(2010).
GONÇALVES, J. A Influência do Mundo Adulto na Vida das Crianças. Disponível em <http://www.webartigos.com/artigos/a-influencia-do-mundo-adulto-na-vida-das-criancas/33412/#ixzz4PbtCk1VJ>, postado em fevereiro de 201, acesso dia 10/11/2016.
GRAUE, E.; WALSH, D. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
KUHLMANN, JR.M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. PortoAlegre: Mediação, 1998.
MARTINS, M. Didática do Ensino de Arte: a língua mundo: poetizar, fruir e conhecer a Arte. São Paulo: FTD, 1998.
MARX, K. e ENGELS, F. Obras Escolhidas de Marx e Engels, v. 1. São Paulo: Alfa-ômega, 1979.
OLIVEIRA, Z. de M. R. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
ORIONTE, I. & SOUZA, S. M. G. Viver em abrigo: com a palavra, a criança. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 2(1), São João del-Rei, Mar./Ag., 2007.
ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria Teresa Venceslau de. Interações: ser professor de bebês. Cuidar, educar e brincar, uma única ação. São Paulo: Edgar Blücher Ltda., 2012.
SARMENTO, M. J. A globalização e a infância: impactos na condição social e na escolaridade. In GARCIA, R. L; FILHO, A. L.(orgs). Em defesa da Educação Infantil. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
SILVA, B. e CAIQUE, T. Que brincadeira é esta? O “Direito” de nossas crianças. 2011. Disponível: intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/3202/2950 postagem 2014 acesso dia 23/11/2016.
SOUSA, N. Diagnóstico do uso da música como recurso pedagógico na educação infantil. v. 2, n. 2 (2012). Revista Eletrônica. Acesso dia 02/11/2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).