O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ARTE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Jucilene Bezerra Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Ruhena Kelber Abrão Ferreira Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Infância. Adultocentrismo. Arte.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal discutir a respeito do processo do ensino e aprendizagem da arte e sua contribuição para a formação da criança na Educação infantil. Além disso, visa discorrer sobre as mudanças contemporâneas no mundo infantil, perceptíveis a todos. Para tanto, nos perguntamos se existe, entre os docentes, a percepção das contribuições que Arte pode oferecer ao desenvolvimento infantil. Para tanto, utilizou se de pesquisa bibliografia, com os seguintes autores: Martins (1998), Fusari e Ferraz (2009), Oliveira (2002) entre outros. Chega-se a conclusão da importância do mesmo para os professores que lidam com as crianças no dia a dia das escolas e creches, pois é na escola que o brincar e a arte vão estar presente, desenvolvendo os sentidos das crianças para a vida adulta, e, para que isso aconteça é necessário dá importância para os mesmos no dia a dia.

Biografia do Autor

Jucilene Bezerra Silva, Universidade Federal do Tocantins

Pedagoga graduada pela Universidade Federal do Tocantins. Câmpus de Miracema do Tocantins.

Ruhena Kelber Abrão Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Pedagogia, Letras Português Inglês, Educação Física e Biologia. Mestre em Educação Física e Doutor em Educação em Ciências e Saúde. Professor Adjunto II da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente Permanente no Programa de Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS). Bolsista Produtividade em Pesquisa pela UFT. Tutor da residência multiprofissional em Saúde da Família e da Residência em Medicina de Família. . Coordena o Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer, Rede CEDES (2016-2019).Foi Conselheiro Chefe da Editora da UFT - biênio (2017-2019).Foi bolsista da Fiocruz (2016-2017). Foi Coordenador dos cursos de Pedagogia, Educação Física e Educação Física, modalidade PARFOR. Atuou por 12 anos na Educação Básica na esfera pública municipal, estadual e particular, bem como orientação escolar. Desde 2007 atua como professor conteudista na área de Educação e Saúde passando pela FURG, UFPEL, IFSul, IFRS e UFT. Tem experiência na área de Educação e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Infâncias, formação de profissionais para a docência, Recreação Hospitalar, Estudos do Lazer, bem como Gestão, Planejamento e Políticas Públicas em Saúde.

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Publicado
2019-10-10
Seção
Artigos