SABORES DE UM ARQUIVO FESTIVO DO GRUPO ESCOLAR FELIPPE CAMARÃO (1920-1939)

Résumé

Este artigo tem como objetivo compreender como o arquivo escolar do Grupo Escolar Felippe Camarão, localizado na cidade de Ceará-Mirim, no Estado do Rio Grande do Norte, elucidou a existência de um calendário escolar festivo e normatizador. Nos inspiramos nos escritos de Arlette Farge (2017), Diana Vidal e André Paulilo (2020) que nos problematizar os sabores do arquivo escolar para a construção da pesquisa histórica e compreender acerca da cultura material. Nos amparamos também no conceito de cultura escolar a partir de Vinão Frago (1995) e da compreensão de produção e realização da legislação apresentada por Faria Filho (1998). Assim, com foco nos documentos de festividades, problematizamos acerca da origem e permanência do arquivo festivo enquanto lugar de memória, evidenciando-o como elemento compositor de uma cultura escolar e momento de realização da legislação.

Bibliographies de l'auteur

Iury Gabriel Amorim de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestrado em Educação (UFRN). Graduação em Pedagogia (UFRN).    

Azemar dos Santos Soares Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente no Departamento de Práticas Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Références

Fontes
BRASIL. Decreto N. 155-B, de 14 de Janeiro de 1890. Declara os dias de festa nacional. Brasília: Presidência da República, Casa Civil [1980]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1851-1899/D155-Bimpressao.html. Acesso em: 22 fev. 2020.
GRUPO ESCOLAR FELIPPE CAMARÃO. Livro de Termos de Visita e Exame
(1918-1936). Ceará-Mirim, 1936.
GRUPO ESCOLAR FELIPPE CAMARÃO. Livro de Entrada e saída de papéis.
Ceará-Mirim, 1920.
GRUPO ESCOLAR FELIPPE CAMARÃO. Livro de Entrada e saída de papéis.
Ceará-Mirim, 1927.
RIO GRANDE DO NORTE. Regimento Interno dos Grupos Escolares e Escolas
Isoladas. Directoria Geral da Instrucção Pública. Natal: Typ. Commercial, 1914.
Bibliografia
ARAÚJO, Iury Gabriel Amorim de.; SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. As visitas ao Grupo Escolar Felippe Camarão (1918-1946): das observações e críticas às intervenções dos inspetores de ensino. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4., 2019, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UEPB, 2019. 1 V. Disponibilidade em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/resumo.php?idtrabalho=1216. Acesso em: 10 fev. 2022.
CUNHA, Maria Teresa Santos. No tom e no tema: escritas ordinárias na perspectiva da cultura escolar (segunda metade do século XX). In ------ Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. Organização Marcus Levy Bencostta. São Paulo: Cortez, 2007. p. 79-99.
CRUZ, Paula Lorena Cavalcante Albano da. Grupos escolares no Rio Grande do Norte: mapeamento de estudos sobre a escola primária. Revista Hipótese, v. 5, n. único, p. 146-161, 2019.
FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. Tradução de Fátima Murad. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. A legislação escolar como fonte para a história da educação: uma tentativa de interpretação. In: ------. Educação, modernidade e civilização. Organização Luciano Mendes de Faria Filho. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. p. 89-125.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 42. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
GALLEGO, Rita de Cássia. Tempo, Temporalidades e Ritmos nas Escolas Primárias Públicas em São Paulo: heranças e negociações (1846-1890). 2008. 387 f. Tese (Doutorado em educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
LEAL, Elizabete da Costa. O Calendário Republicano e a Festa Cívica do Descobrimento do Brasil em 1890: versões de história e militância positivista. In: História, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 64-93, 2006.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Trad. Bernardo Leitão et al. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990. (Coleção Repertórios).
NORA, Pierre. Entre memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.
RIBEIRO, Genes Duarte. Sacrifício, heroísmo e imortalidade: a arquitetura da construção da imagem do presidente João Pessoa 2009. 164 f. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
SILVA, Vânia Cristina da. Ó pátria amada, idolatrada, salve! Salve!: festas escolares e comemorações cívicas na Paraíba (1937-1945). 154 f. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
VIDAL, Diana Gonçalves; PAULILO, André Luiz. Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 29 jul. 2021.
VIÑAO FRAGO, A. História de la educación y história cultural. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.0, p. 63-82, set./dez.1995.
Publiée
2022-09-13