ENTREVISTA COM O PROFESSOR DR. MOYSÉS KUHLMANN JÚNIOR – FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS - FCC

Résumé

Moysés Kuhlmann Júnior: Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1980), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996), e Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia da educação, história da infância, circulação de ideias educacionais, educação infantil. Pesquisador sênior da Fundação Carlos Chagas, onde é Editor-Chefe do periódico Cadernos de Pesquisa. Líder do Grupo de Pesquisa "Educação e Infância: políticas e práticas", coordenando a Linha de Pesquisa "Infância, História e Política". Coordena a página "História da Educação e da Infância", que disponibiliza fontes documentais digitalizadas, no portal da Fundação Carlos Chagas. Membro da Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina e da Red Internacional de História de la Educación Preescolar, Infantil e Inicial. Bolsista de Produtividade do CNPq, desenvolvendo o projeto: “Historiografia da Educação e da Infância: evidências e interpretações”.

Biographie de l'auteur

José Carlos de Melo , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Docente Associado do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB). Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência (GEPEID). 

Références

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FERNANDES, F.; KUHLMANN JR., M. Análise de periódicos na história da educação: princípios e procedimentos. Cadernos de Pesquisa, v.42 n.146 p.562-585, maio/ago. 2012.

HEYWOOD, C. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004, 284p.

JORDANOVA, L. New worlds for children in the eighteenth century: problems

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KUHLMANN JR., M.; FERNANDES, F. Educação, cultura e infância no Parque Infantil paulistano (1947-1957). Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 43, p. 693-716, set./dez. 2014. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.DS03

Publiée
2022-05-12