ENTREVISTA COM O PROFESSOR DR. MOYSÉS KUHLMANN JÚNIOR – FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS - FCC
Abstract
Moysés Kuhlmann Júnior: Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1980), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996), e Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia da educação, história da infância, circulação de ideias educacionais, educação infantil. Pesquisador sênior da Fundação Carlos Chagas, onde é Editor-Chefe do periódico Cadernos de Pesquisa. Líder do Grupo de Pesquisa "Educação e Infância: políticas e práticas", coordenando a Linha de Pesquisa "Infância, História e Política". Coordena a página "História da Educação e da Infância", que disponibiliza fontes documentais digitalizadas, no portal da Fundação Carlos Chagas. Membro da Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina e da Red Internacional de História de la Educación Preescolar, Infantil e Inicial. Bolsista de Produtividade do CNPq, desenvolvendo o projeto: “Historiografia da Educação e da Infância: evidências e interpretações”.
References
AMADO, J. Universo dos brinquedos populares. Cimbra: Quarteto, 2002.
FERNANDES, F.; KUHLMANN JR., M. Análise de periódicos na história da educação: princípios e procedimentos. Cadernos de Pesquisa, v.42 n.146 p.562-585, maio/ago. 2012.
HEYWOOD, C. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004, 284p.
JORDANOVA, L. New worlds for children in the eighteenth century: problems
of historical interpretation. History of the Human Sciences, v. 3, p. 69-83, 1990.
KUHLMANN JR., M. Parque Infantil: a singularidade e seus componentes. Educar em Revista, v. 35, n. 77, p. 223-244, set./out. 2019. https://doi.org/10.1590/0104-4060.68371
KUHLMANN JR., M. O playground e as propostas para a educação das crianças (da Infant School ao Parque Infantil, 1823-1935). Revista Colombiana de Educación, v.1, n.82, 153-174. https://doi.org/10.17227/rce.num82-11383
KUHLMANN JR., M.; FERNANDES, F. Educação, cultura e infância no Parque Infantil paulistano (1947-1957). Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 43, p. 693-716, set./dez. 2014. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.DS03
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).