A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS DIGITAIS COM O RECURSO AO STORYJUMPER, EM AULAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, EM CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO

Résumé

O presente texto tem como objetivo principal a apresentação de um projeto didático implementado numa turma de português intermédio, como língua estrangeira, numa universidade da América do Norte, e em que se trabalhou a produção escrita e a produção oral com o recurso à palataforma gratuita do StoryJumper. Este projeto implicou a realização de diversas etapas e culminou na partilha do trabalho realizado com uma turma do 1.º ano de escolaridade do Ensino Básico, em Portugal. Para a descrição deste trabalho, proceder-se-á, em primeiro lugar, quer a um breve enquadramento de natureza teórica deste nosso texto e à apresentação do StoryJumper quer à apresentação propriamente dita do projeto, explorando-se as próprias reações que a mesma gerou nos discentes, (também) de molde a problematizar as potencialidades e os limites de uma tal proposta.

Biographie de l'auteur

Luciana Graça, Universidade de Toronto - Canadá

Doutora em Didática pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Leitora do Camões, I.P., no Departamento de Espanhol e de Português da Universidade de Toronto. 

Références

CORDI, K.; MASTURZO, K. Using literature and digital storytelling to create a safe place to address bullying. In: Voices from the Middle, n.º 20(3), p. 21-26, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/2947916/Using_Literature_and_Digital_Storytelling_to_Create_a_Safe_Place_to_Address_Bullying . Acesso em: 31 jan. 2022.

EZEH, C. Multimodal Spaces for Digital Translanguaging: Using "Storyjumper" to Engage Bi/Multilinguals in Interactive Storytelling. In: Teaching english with technology, n.º 20, p. 118-130, 2020. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Multimodal-Spaces-for-Digital-Translanguaging%3A-to-Ezeh/1f8970c90fa8b55425be04335fcac5799d1816f4. Acesso em: 31 jan. 2022.

GARCIA-LORENZO, L. Framing uncertainty: Narratives, change and digital technologies. In: Social science information, n.º 49 (3), p. 329-350, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/46389695_Framing_uncertainty_Narratives_change_and_digital_technologies Acesso em: 31 jan. 2022.

GRESHAM, P. Fostering Creativity Through Digital Storytelling. In: English Teachers Association of NSW, n.º 1 (1), p. 47-55, 2014. Disponível em: https://www.englishteacher.com.au/resources/command/download_file/id/162/filename/141Digitalstorytelling.pdf . Acesso em: 31 jan. 2022.

GUIMARÃES, D. A app Storyjumper (escrita colaborativa em forma de e-book). Sem data. Disponível em: https://www.aves.edu.pt/website/images/Apoio_Digital/Tutorial_Storyjumper.pdf . Acesso em: 31 jan. 2022.

HANAUER, D. I. Introduction. - Special Issue, L2 Writing and Personal History: Meaningful Literacy in the Language Classroom. In: L2 Journal, volume 5, p. 3-5, 2013.

HERTIKI, H. Storyjumper: Creating a digital storytelling for children. lnternational Virtual Conference on Language and Literature Proceeding, v. 1, p. 85.95, 2020. Disponível em: https://karyailmiah.unipasby.ac.id/wp-content/uploads/2020/11/artikel-ivicoll.pdf . Acesso em: 31 jan. 2022.

MOHAMMAD, N. A. B. & YAMAT, H.Students’ perspectives and motivation towards Story jumper on creative writing. In: Jurnal Penyelidikan Sains Sosial, n.º 3 (7), p.1-12, 2020.

OHLER, J. The world of digital storytelling. In: Educational Leadership, n.º 63(4), p. 44-47, 2005. Disponível em: https://imoberg.com/files/World_of_Digital_Storytelling_The_Ohler_J._.pdf . Acesso em: 31 jan 2022.

SIGNES, C. G. Integrating The Old and The New: Digital Storytelling the EFL Language Classroom. In: Greta, n.º 16, p. 1-2, 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/2486449/Integrating_the_old_and_the_new_Digital_storytelling_in_the_EFL_language_classroom . Acesso em: 31 jan. 2022.

SILVA, G.; BERNARDO, I.; MARTINS, J. O aprendiz de investigador. Criar uma storytelling com o StoryJumper. Literacia Digital. Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Cantanhede, 2016. Disponível em: https://pt.slideshare.net/ProjetoLiteracias/o-aprendiz-de-investigador-criar-uma-storytelling-com-o-storyjumper-tutorial-literacia-digital . Acesso em: 31 jan. 2022.

WILLIAMS, A. C. Aprendizagem do português através de projetos: buscando a proficiência na língua or meio de ações interculturais e proativas na sociedade. In: DOMINIQUE, N., & NETO, M. (ed.). Microgeopolítica da língua portuguesa: ações, desafios e perspectivas, 2021. Boavista Press, 2021.

Publiée
2022-07-05