A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS DIGITAIS COM O RECURSO AO STORYJUMPER, EM AULAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, EM CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
Abstract
O presente texto tem como objetivo principal a apresentação de um projeto didático implementado numa turma de português intermédio, como língua estrangeira, numa universidade da América do Norte, e em que se trabalhou a produção escrita e a produção oral com o recurso à palataforma gratuita do StoryJumper. Este projeto implicou a realização de diversas etapas e culminou na partilha do trabalho realizado com uma turma do 1.º ano de escolaridade do Ensino Básico, em Portugal. Para a descrição deste trabalho, proceder-se-á, em primeiro lugar, quer a um breve enquadramento de natureza teórica deste nosso texto e à apresentação do StoryJumper quer à apresentação propriamente dita do projeto, explorando-se as próprias reações que a mesma gerou nos discentes, (também) de molde a problematizar as potencialidades e os limites de uma tal proposta.
References
CORDI, K.; MASTURZO, K. Using literature and digital storytelling to create a safe place to address bullying. In: Voices from the Middle, n.º 20(3), p. 21-26, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/2947916/Using_Literature_and_Digital_Storytelling_to_Create_a_Safe_Place_to_Address_Bullying . Acesso em: 31 jan. 2022.
EZEH, C. Multimodal Spaces for Digital Translanguaging: Using "Storyjumper" to Engage Bi/Multilinguals in Interactive Storytelling. In: Teaching english with technology, n.º 20, p. 118-130, 2020. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Multimodal-Spaces-for-Digital-Translanguaging%3A-to-Ezeh/1f8970c90fa8b55425be04335fcac5799d1816f4. Acesso em: 31 jan. 2022.
GARCIA-LORENZO, L. Framing uncertainty: Narratives, change and digital technologies. In: Social science information, n.º 49 (3), p. 329-350, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/46389695_Framing_uncertainty_Narratives_change_and_digital_technologies Acesso em: 31 jan. 2022.
GRESHAM, P. Fostering Creativity Through Digital Storytelling. In: English Teachers Association of NSW, n.º 1 (1), p. 47-55, 2014. Disponível em: https://www.englishteacher.com.au/resources/command/download_file/id/162/filename/141Digitalstorytelling.pdf . Acesso em: 31 jan. 2022.
GUIMARÃES, D. A app Storyjumper (escrita colaborativa em forma de e-book). Sem data. Disponível em: https://www.aves.edu.pt/website/images/Apoio_Digital/Tutorial_Storyjumper.pdf . Acesso em: 31 jan. 2022.
HANAUER, D. I. Introduction. - Special Issue, L2 Writing and Personal History: Meaningful Literacy in the Language Classroom. In: L2 Journal, volume 5, p. 3-5, 2013.
HERTIKI, H. Storyjumper: Creating a digital storytelling for children. lnternational Virtual Conference on Language and Literature Proceeding, v. 1, p. 85.95, 2020. Disponível em: https://karyailmiah.unipasby.ac.id/wp-content/uploads/2020/11/artikel-ivicoll.pdf . Acesso em: 31 jan. 2022.
MOHAMMAD, N. A. B. & YAMAT, H.Students’ perspectives and motivation towards Story jumper on creative writing. In: Jurnal Penyelidikan Sains Sosial, n.º 3 (7), p.1-12, 2020.
OHLER, J. The world of digital storytelling. In: Educational Leadership, n.º 63(4), p. 44-47, 2005. Disponível em: https://imoberg.com/files/World_of_Digital_Storytelling_The_Ohler_J._.pdf . Acesso em: 31 jan 2022.
SIGNES, C. G. Integrating The Old and The New: Digital Storytelling the EFL Language Classroom. In: Greta, n.º 16, p. 1-2, 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/2486449/Integrating_the_old_and_the_new_Digital_storytelling_in_the_EFL_language_classroom . Acesso em: 31 jan. 2022.
SILVA, G.; BERNARDO, I.; MARTINS, J. O aprendiz de investigador. Criar uma storytelling com o StoryJumper. Literacia Digital. Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Cantanhede, 2016. Disponível em: https://pt.slideshare.net/ProjetoLiteracias/o-aprendiz-de-investigador-criar-uma-storytelling-com-o-storyjumper-tutorial-literacia-digital . Acesso em: 31 jan. 2022.
WILLIAMS, A. C. Aprendizagem do português através de projetos: buscando a proficiência na língua or meio de ações interculturais e proativas na sociedade. In: DOMINIQUE, N., & NETO, M. (ed.). Microgeopolítica da língua portuguesa: ações, desafios e perspectivas, 2021. Boavista Press, 2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).