AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SEGUNDO O OLHAR DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO
Résumé
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar o olhar dos professores sobre a avaliação da aprendizagem no ambiente escolar e, ao mesmo tempo, dar voz aos estudantes para saber se eles comungam ou não das mesmas ideias de seus professores sobre esse processo. Para responder a esse objetivo, foram aplicados onze questionários estruturados, com professores e alunos do ensino médio da rede pública de ensino de Palmas- TO, cujos discursos foram analisados pela técnica da análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram que muitos educadores e educandos estão imbuídos de que apenas a prova escrita já não basta como estratégia avaliativa. Os sujeitos dessa pesquisa evidenciaram também em seus discursos a necessidade de uma prática docente que extrapola a pedagogia do exame. Assim, faz-se necessário compreender a avaliação como um procedimento permanente, dinâmico e transformador da prática pedagógica.
Références
DEPRESBITERIS, Léa. Avaliação da aprendizagem do ponto de vista técnico-científico e filosófico-político. Série Idéias Nº8. São Paulo: FDE, p.161-172, 1998.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo : Atlas, 2010. 184 p.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 15. Ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2013.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2016. 277 p.
MORETTO, Vasco Pedro. Prova: Um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 2° edição. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.
SANT’ANNA, I. M. Por que avaliar? como avaliar? Critérios e instrumentos. 14º edição. Petrópolis: Vozes, 2014.
UHMANN, R. I. M. Processo formativo de professores articulado como movimento de reconstrução de concepções e práticas de avaliação no ensino. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências), UNIJUI, Ijuí, 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).