ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTAGIÁRIOS, PROFESSORA ORIENTADORA E SUPERVISORA EM DIÁLOGO

Résumé

No artigo são apresentadas e analisadas as estratégias de ensino aprendizagem adotadas em 2021, durante o período da Covid-19, na disciplina de estágio supervisionado do Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso. Utilizou como coleta de dados os relatórios de estágio e diário de bordo das professoras supervisora e orientadora. A pesquisa envolveu seis licenciandos, uma professora da rede básica e uma do ensino superior em duas escolas públicas de Manaus – AM.  A análise foi feita por meio da triangulação de dados. Como resultado destaca-se de forma positiva a importância da professora supervisora e das tecnologias digitais e de forma negativa a falta de interação com os estudantes da rede básica durante os estágios. Por fim, procurou-se ressignificar o estágio trazendo possibilidades aos professores em formação de esperançar e de se comprometer com uma educação pública, gratuita de qualidade.

 

Bibliographies de l'auteur

Vivian Battaini, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora e Mestre em Ciências (ESALQ/CENA). Graduada em Ciências Biológicas (Unesp). Professora na Universidade do Estado do Amazonas. 

Leila Fernanda Valeriano de Moraes, Rede pública de ensino do Estado do Amazonas

Especialista em Metodologia de Ensino de Biologia (UNIASSELVI). Graduada em Ciências Biológicas (UFAM). Professora na Rede pública de ensino do Estado do Amazonas.  

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Publiée
2023-05-15
Rubrique
Artigos