METODOLOGIAS ATIVAS E COMPLEXIDADE: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR SOBRE ENSINAR E APRENDER
Résumé
O uso das metodologias ativas pode se constituir uma alternativa ao ensino tradicional e pouco atrativo, no entanto, no ensino de direito são esparsas as experiências com esse modelo de aprendizagem. Neste contexto realizou-se pesquisa exploratória descritiva durante um semestre com alunos do oitavo período com a experiência prática da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos – ABPP. O estudo revelou que as principais dificuldades na adoção dessa prática foram a falta de engajamento dos alunos nos trabalhos de equipe e a falta de tempo para as ações de campo. A maioria dos alunos avaliou a metodologia de forma positiva (98,07%) sendo os fatores mais relevantes na opinião dos discentes que o método utilizado facilitou a aprendizagem individual e coletiva, os discentes tiveram contato com problemas sociais da comunidade e isso fortaleceu a empatia profissional. Finalmente, o conjunto dos fatores positivos foi numérica e qualitativamente superiores ao conjunto dos fatores negativos, o que permite aferir que a ABPP pode ser estrategicamente útil nos processos de ensino-aprendizagem, especialmente nos períodos pós pandêmicos.
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