A VOZ QUE NÃO ECOA: A DOCÊNCIA E O ENSINO REMOTO EM TEMPOS PANDÊMICOS

Résumé

Este artigo analisa como os professores foram representados na mídia ao longo do ano de 2020 no contexto da pandemia do novo coronavírus. As notícias sobre a pandemia foram sistematizadas considerando as publicações online do jornal O Estado de São Paulo e das entidades representativas da categoria como o Sinpro [Sindicato dos professores de São Paulo] e Apeoesp [Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo], que tinham como tema a relação do professor e as mudanças que seu trabalho sofreu neste período. Este estudo pretende dar visibilidade ao que tem sido publicado e discutido no campo social e de suas reverberações para a educação especialmente neste contexto de ensino remoto.

Bibliographies de l'auteur

Alaina Alves, Universidade de São Paulo - USP

Pedagoga (2011) e Mestra em Educação (2015) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (USP). Atualmente é Coordenadora Pedagógica e atua como orientadora no MBA USP/Esalq. 

Rosebelly Nunes Marques, Universidade de São Paulo - USP

Graduada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), Bacharel em Química e Licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestre em Química Analítica pelo Instituto de Química da Unesp/Araraquara (1996) e doutora em Química Analítica pelo Instituto de Química da Unesp/Araraquara (2002) e doutora em Educação pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara (2012). Atualmente é professora, RDIDP, da Universidade de São Paulo (USP), na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), em Piracicaba/SP, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia. 

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Publiée
2023-06-16