A VOZ QUE NÃO ECOA: A DOCÊNCIA E O ENSINO REMOTO EM TEMPOS PANDÊMICOS
Abstract
This article analyzes how teachers were represented in the media throughout the year 2020 in
the context of the new coronavirus pandemic. The news on the pandemic were systematized
considering the online publications of the newspaper O Estado de São Paulo, and also reports
of representative entities of the category, such as Sinpro [São Paulo Teachers Union] and
Apeoesp [Union of Official Teaching Teachers of the State of São Paulo]; whose theme was
the teacher's relationship and the changes that his work underwent in this period. This study
intends to give visibility to what has been published and discussed in the social field and its
reverberations for education, especially in this context of remote teaching.
References
BOURDIEU, Pierre. A Economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer.
São Paulo: EDUSP, 1996.
BOURDIEU, Pierre O Poder Simbólico. Rio de Janeiro/Lisboa: DIFEL/Bertrand
Brasil, 2001.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do
campo científico. São Paulo: Editora Unesp, 2004.
CATANI, Denice Barbara. Educadores à meia luz: um estudo sobre a Revista de
Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo. São
Paulo, 1989. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade
de São Paulo.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. In: Estudos Avançados, janabril/1991, 11(5), p. 173-191.
FERREIRA, Márcia Ondina Vieira. Somos todos trabalhadores em Educação?
reflexões sobre identidades docentes desde a perspectiva de sindicalistas. Educ.
Pesqui. [online]. 2006, vol.32, n.2, pp.225-240. Disponibilidade em:
FERREIRA, Mário César ; Ferreira Jr., Amarilio . Sindicalismo, saúde e segurança no
trabalho: desafios na escola pública brasileira. Retratos da Escola, v. 6, p. 433-446,
2012.
KRUPPA, Sônia Maria Portella. O movimento de professores em São Paulo: O
sindicalismo no serviço público, o Estado como patrão. Dissertação de Mestrado,
Faculdade de Educação/USP, São Paulo, 1994.
LUGLI, Rosário S. Genta. Um estudo sobre o CPP (Centro do Professorado
Paulista) e o movimento de organização dos professores: 1964-1990. Dissertação
de Mestrado, Faculdade de Educação/USP, São Paulo, 1997.
MORAN, J. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH,
L.;NETO, A. T.;TREVISANI, F. de M. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e
tecnologia na educação. Porto Alegre:Penso, 2015.
NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: Nóvoa, A. (org) Profissão
Professor. Lisboa: Porto Editora, 1992, p.13-34.
NÓVOA, António. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da
profissão docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, 1991, nº 4, Dossiê:
interpretando o trabalho docente, p. 109-139.
PEREIRA, Gilson R. de M. Servidão Ambígua: valores e condição do magistério.
São Paulo: Escrituras Editora, 2001.
RUIZ, Eduardo. Violenta. São Paulo: Quatro Cantos, 2012.
VIANNA, Cláudia O nós do “nós”: crise e perspectivas da ação coletiva docente
em São Paulo. São Paulo: Xamã, 1999.
VICENTINI, Paula Perin. Imagens e Representações de Professores na História
da Profissão Docente no Brasil (1933-1963). São Paulo: FEUSP, 2002, doutorado.
VICENTINI, Paula Perin. Imagens de professores: a visibilidade dos profissionais na
Revista do Professor - São Paulo (1934-65). Educação em Revista (UFMG), Minas
Gerais, n. 32, p. 21-56, 2000.
VICENTINI, Paula Perin. Imagens públicas da profissão docente: uma análise sobre
as formas de distinção da categoria. In: Raquel Lazzari Leite Barbosa. (Org.).
Formação de Educadores: artes e técnicas - ciências e políticas. São Paulo:
Editora da UNESP, 2006, v., p. 513-530.
VICENTINI, Paula Perin. Um estudo sobre o CPP (Centro do Professorado
Paulista): profissão docente e organização do magistério (1930-1964). 1997. São
Paulo: FEUSP, mestrado, 1997.
VICENTINI, Paula Perin; Lugli, Rosario Genta. História da profissão docente no
Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.
Matérias selecionadas
APEOESP FOI CATEGORICA: OS PROFESSORES REAGIRÃO ENERGICAMENTE
COM GREVE GERAL. Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de
São Paulo (APEOESP), São Paulo, 5 nov. 2020. Disponibilidade em:
19 set. 2021.
BALMANT, Ocimara. GOMES, Alex. Com pandemia, letramento digital vira um passo
para a pedagogia do futuro. . O Estado de São Paulo, São Paulo, 23 set. 2020.
Disponibilidade em:
em: 19 set. 2021.
CAFARDO, Renata. São Paulo vai fechar escolas públicas e particulares a partir do
dia 23. O Estado de São Paulo, São Paulo, 13 mar. 2020, Disponível em:
em: 19 set. 2021.
CAFARDO, Renata. Na rede pública, ensino a distância enfrenta problemas com lição
pela TV e apostila impressa. O Estado de São Paulo, São Paulo, 4 maio. 2020.
Disponibilidade em: < https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,na-redepublica-ensino-a-distancia-enfrenta-problemas-com-licao-pela-tv-e-apostilaimpressa,70003291165>. Acesso em: 19 set. 2021.
CAFARDO, Renata. Oito em cada dez professores não se sentem preparados para
ensinar online. O Estado de São Paulo, São Paulo, 16 mai. 2020. Disponibilidade
em: < https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,oito-em-cada-dez-professoresnao-se-sentem-preparados-para-ensinar-online,70003305049>. Acesso em: 19 set.
2021.
CABRAL, Vera. Legado da Covid-19 para a educação brasileira. O Estado de São
Paulo, São Paulo, 16 jun. 2020. Disponibilidade em:
CAFARDO, Renata. Pais poderão decidir se filhos voltam ou não para a escola na
capital. O Estado de São Paulo, São Paulo, 28 jul.2020. Disponível em:
CAFARDO, Renata. Escolas privadas da capital reabrem depois de 200 dias com pais
divididos. O Estado de São Paulo, São Paulo, 3 out. 2020. Disponibilidade em:
2021.
CAFARDO, Renata. Conselho Nacional de Educação dá aval para aulas remotas até
2021. O Estado de São Paulo, São Paulo, 6 out. 2020. Disponível em:
CAFARDO, Renata. Pais vão à justiça para pedir volta as aulas presenciais em SP
ainda este ano. O Estado de São Paulo, São Paulo, 30 nov. 2020. Disponibilidade
em:
2021.
CAFARDO, Renata. MEC autoriza ensino remoto até quando durar a pandemia. O
Estado de São Paulo, São Paulo, 10 dez.2020. Disponível em:
CAFARDO, Renata. O ano sem escola. O Estado de São Paulo, São Paulo, 20 dez.
2020. Disponibilidade em:
CAFARDO, Renata. Professores se dividem sobre o ensino presencial. . O Estado de
São Paulo, São Paulo, 25 dez. 2020. Disponibilidade em:
CASTANHA, Luiz Alexandre. Volta às aulas presenciais e o modelo de ensino híbrido.
O Estado de São Paulo, São Paulo, 17 jul. 2020. Disponibilidade em:
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE SE POSICIONA CONTRA A VOLTA DAS
AULAS PRESENCIAS NA PANDEMIA. Sindicato dos Professores do Ensino
Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), São Paulo, 14 set. 2020.
Disponibilidade em:
COTES, Paloma. KER, João. Governo de São Paulo pretende retomar aulas
presenciais na rede pública em junho. O Estado de São Paulo, São Paulo, 24
abr.2020. Disponível em:< https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,governode-sp-pretende-retomar-aulas-presenciais-na-rede-publica-em-julho,70003281653>.
Acesso em: 19 set. 2021.
ESPECIALISTAS EMBASAM POSIÇÕES DA APEOESP. Sindicato dos
Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), São Paulo,
25 jun. 2020. Disponibilidade em:
FERRARI, Bruno. Aprendizagem híbrida deve ser adotado em definitivo no retorno às
aulas. O Estado de São Paulo, São Paulo, 23 set. 2020. Disponibilidade em:
FARINHAS, Cleia. Professores: quem cuidará deles?. O Estado de São Paulo, São
Paulo, 10 set. 2020. Disponibilidade em:
FAVARO, PAULA. FELIX, PAULA. Relatório mostra desafio para o retorno às aulas
no Brasil por causa do excesso de alunos por sala. O Estado de São Paulo, São
Paulo, 08 set.2020. Disponível em:
Acesso em: 19 set. 2021.
HONORATO, Ludimilla. Adolescentes e jovens abandonam estudos na pandemia. O
Estado de São Paulo, São Paulo, 28 ago. 2020. Disponibilidade em:
MARQUES, Julia. Na penúria, escolas de educação infantil fecham as portas durante
a pandemia. O Estado de São Paulo, São Paulo, 21 jul. 2020. Disponível em:
MARQUES, Julia. Pesquisa indica preferência por ensino híbrido nas faculdades após
pandemia. O Estado de São Paulo, São Paulo, 31 ago. 2020. Disponibilidade em:
2021.
MARQUES, Julia. Sindicato dos professores entram com ação na justiça contra a volta
às aulas em SP. . O Estado de São Paulo, São Paulo, 3 set. 2020. Disponibilidade
em:
em: 19 set. 2021.
MARQUES, Julia. 20% a 30% dos alunos querem voltar à escola, diz governo de SP;
professores se mobilizam contra. . O Estado de São Paulo, São Paulo, 4 set. 2020.
Disponibilidade em:
MARQUES, Julia. Justiça nega liminar de sindicatos dos professores que pedia
suspensão da volta às aulas. O Estado de São Paulo, São Paulo, 4 set. 2020.
Disponibilidade em: < https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,justica-negaliminar-de-sindicato-dos-professores-que-pedia-suspensao-da-volta-asaulas,70003426482>. Acesso em: 19 set. 2021.
MARQUES, Julia. Insegurança sobre regras, escolas contratam advogados para
definir abertura em SP. O Estado de São Paulo, São Paulo, 11 set. 2020. Disponível
em:
em: 19 set. 2021.
MENGUE, Priscila. Sindicato de escolas privadas de SP ameaça ir à justiça para
garantir retomada de aulas presenciais. O Estado de São Paulo, São Paulo, 18 ago.
2020. Disponível em:
MENGUE, Priscila. Governo de SP disponibilizará mil psicólogos para atender
estudantes e professores. . O Estado de São Paulo, São Paulo, 2 set. 2020.
Disponibilidade em:
MILLER, Ylana, O novo papel de quem ensina e o aprendizado pelo engajamento. O
Estado de São Paulo, São Paulo, 4 ago. 2020. Disponibilidade em: <
https://economia.estadao.com.br/blogs/radar-do-emprego/o-novo-papel-de-quemensina-e-o-aprendizado-pelo-engajamento/>. Acesso em: 19 set. 2021.
MING, Celso. A pandemia e o déficit de ensino. O Estado de São Paulo, São Paulo,
16 jul. 2020. Disponibilidade em:
OKUMURA, Renata. Professor não pode escolher se quer ou não retomar aulas
presenciais’ diz Abepar. O Estado de São Paulo, São Paulo, 25 ago. 2020. Disponível
em:
set. 2021.
OLIVEIRA, Jelson. O professor e a pandemia. O Estado de São Paulo, São Paulo,
19 out. 2020. Disponibilidade em:
PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PROTESTAM CONTRA À VOLTA AS AULAS
PRESENCIAIS. O Estado de São Paulo, São Paulo, 29 jul. 2020. Disponível em:
2021.
PROFESSORES DEVEM SER OUVIDOS SOBRE RETORNO ÀS AULAS
PRESENCIAIS. Sindicato dos Professores de São Paulo (SINPRO-SP), São
Paulo, 11 mai. 2020. Disponibilidade em:
Acesso em: 19 set. 2021.
SAYÃO, Rosely. Vida escolar remota. O Estado de São Paulo, São Paulo, 31 mai.
2020. Disponibilidade em:
TOMAZELA, José Maria. Professores estão apreensivos com a volta às aulas em
outubro. O Estado de São Paulo, São Paulo, 10 ago. 2020. Disponibilidade em:
VARGAS, Matheus. Ensino privado quer socorro do governo para o segundo semestre
do ano letivo. O Estado de São Paulo, São Paulo, 14 ago. 2020. Disponível em:
2021.
VENTURA, Jacir. O ensino híbrido se consolida; e como fica o professor?. O Estado
de São Paulo, São Paulo, 5 nov. 2020. Disponibilidade em:
VILLAS BOAS, Isabela. Educação na pandemia: quem saiu na frente?. O Estado de
São Paulo, São Paulo, 17 jun. 2020. Disponibilidade em:
VOLTA ÀS AULAS: FEPESP ACIONA MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO.
Sindicato dos Professores de São Paulo (SINPRO-SP), São Paulo, 21 jul. 2020.
Disponibilidade em:
2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).