A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CONTEXTO ESCOLAR NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PALMAS-TO
Résumé
Investigou-se sobre a possível existência da concepção pedagógica crítica na prática educativa dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas da cidade de Palmas e como repercute no processo educativo. É importante o embasamento teórico crítico, podendo este estudo servir de instrumento de reflexão para futuros e atuais educadores. Apesar da maioria dos sujeitos pesquisados, professoras e coordenadoras pedagógicas, terem afirmado que seguem a tendência construtivista e a sócio interacionista, constatou-se que não assumem a concepção sócio crítica da educação. Esta abordagem se caracteriza como uma tendência voltada à prática e à reflexão que é vinculada à realidade sociocultural e econômica dos educandos, ligando ensino e ação transformadora da realidade o que não se evidenciou no contexto pesquisado. Poderão se tornar transmissores da ideologia dominante e colaborar para a formação de cidadãos, não sujeitos do processo de conhecimento, passivos, submissos e acríticos.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).