ENTREVISTA REMOTA EM PESQUISAS: POSSIBILIDADES E LIMITES DIANTE DO CENÁRIO INSTAURADO PELA PANDEMIA DO COVID-19

Résumé

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre o uso da entrevista remota diante do cenário da pandemia do COVID-19 e, assim, buscou refletir a vivência da prática pedagógica dos professores. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, tendo como participantes cinco professores da Educação Básica, sendo usado como instrumento de pesquisa a aplicação de uma entrevista on-line. Por sua vez, para análise das entrevistas, foi utilizado o método de Análise de Conteúdo. Conforme os resultados, a entrevista mediada pelas tecnologias possibilitou uma maior aproximação, apesar da distância geográfica, mas também se percebeu uma certa indisponibilidade de tempo por alguns dos participantes em virtude da sobrecarga de trabalho por conta das adaptações ao ensino remoto, mas, mesmo assim, conclui-se ser uma alternativa viável dentro do contexto atual.

Bibliographies de l'auteur

Lisandra Babireski Barcia da Silva, PUC-PR

Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2000) e em Pedagogia pela UNINTER (2018), Especialização em Psicopedagogia. Mestranda em Educação na PUC – PR. 

Evelise Maria Labatut Portilho, PUC-PR

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (1976). Especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operativos. Mestrado em Educação pela PUCPR (1995). Doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). Pós Doc na Universidade do Porto (2015). Professora Titular do Programa Stricto Sensu em Educação, do Curso de Pedagogia e licenciaturas da PUCPR. 

Ana Lúcia de Araújo Claro, PUC-PR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuiti do Paraná. Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC. Professora da Faculdade IESM. 

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Publiée
2022-09-28