MAPEAMENTO DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS ADMINISTRADORES DE RESIDÊNCIAS ESTUDANTIS: UMA ABORDAGEM PSICODINÂMICA LABORAL
Résumé
O presente artigo versa sobre as dificuldades enfrentadas pelos administradores das residências estudantis da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, Moçambique. Trata-se de uma oficina realizada com o objetivo de mapear as dificuldades dos administradores. Foi adotada a psicodinâmica do trabalho como metodologia numa oficina que reuniu 11 participantes de entre eles mulheres e homens funcionários da universidade em causa. Foi colocada uma tarefa na qual cada participante registou a sua maior dificuldade seguida de leitura e partilhamento de experiências sobre como enfrentar uma situação difícil. As contribuições foram analisadas a partir de dois eixos de análise, sendo estrutural e interpessoais. Os resultados apontam para a falta de aplicação de um regulamento com obrigações e sanções aos estudantes bem como a comunicação deficitária que afetam a qualidade do trabalho bem como a de vida de todos os intervenientes nas residências estudantis da instituição.
Références
Dinis, A. C. A. R. (2013, Outubro 30). Adaptação académica, apoio social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior: Um estudo nas residências universitárias. Adaptação académica, apoio social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior: um estudo nas residências universitárias. Adaptação académica, apoio social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior: um estudo nas residências universitárias. https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/25321
Gomes, C. F. M., Junior, R. J. P., Cardoso, J. V., & Silva, D. A. da. (2020). Transtornos mentais comuns em estudantes universitários: Abordagem epidemiológica sobre vulnerabilidades. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português), 16(1), 1–8. https://doi.org/10.11606//issn.1806-6976.smad.2020.157317
Leite, T. D. S., Bonadiman, H. L., & Gaspar, Y. E. (2021). SOBRE AS MORADIAS ESTUDANTIS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS: UMA REVISÃO SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA AFILIAÇÃO À UNIVERSIDADE. Humanidades & Inovação, 8(44), 293–305. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3858
Machado, A. C. A., Guambe, A. J., Polejack, L., Seidl, E. M. F., Mazuze, B. D. S., & Facas, E. P. (2020). SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM MOÇAMBIQUE; Experiência de uma Roda de concersa. Periódicos - UFT | Trabalho (En)Cena, 5(1), 309–327. https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/7597
Nogueira, M. J. C. (2017). SAÚDE MENTAL EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: FATORES PROTETORES E FATORES DE VULNERABILIDADE [Tese de Doutoramento, Universide de Lisboa]. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/28877/1/ulsd730773_td_Maria_Nogueira.pdf
Ussene, S. I. (2017). Recepção e integração de novos estudantes nas residências universitárias: Caso da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo. http://monografias.uem.mz/jspui/handle/123456789/561
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).