MAPEAMENTO DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS ADMINISTRADORES DE RESIDÊNCIAS ESTUDANTIS: UMA ABORDAGEM PSICODINÂMICA LABORAL
Abstract
O presente artigo versa sobre as dificuldades enfrentadas pelos administradores das residências estudantis da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, Moçambique. Trata-se de uma oficina realizada com o objetivo de mapear as dificuldades dos administradores. Foi adotada a psicodinâmica do trabalho como metodologia numa oficina que reuniu 11 participantes de entre eles mulheres e homens funcionários da universidade em causa. Foi colocada uma tarefa na qual cada participante registou a sua maior dificuldade seguida de leitura e partilhamento de experiências sobre como enfrentar uma situação difícil. As contribuições foram analisadas a partir de dois eixos de análise, sendo estrutural e interpessoais. Os resultados apontam para a falta de aplicação de um regulamento com obrigações e sanções aos estudantes bem como a comunicação deficitária que afetam a qualidade do trabalho bem como a de vida de todos os intervenientes nas residências estudantis da instituição.
References
Dinis, A. C. A. R. (2013, Outubro 30). Adaptação académica, apoio social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior: Um estudo nas residências universitárias. Adaptação académica, apoio social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior: um estudo nas residências universitárias. Adaptação académica, apoio social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior: um estudo nas residências universitárias. https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/25321
Gomes, C. F. M., Junior, R. J. P., Cardoso, J. V., & Silva, D. A. da. (2020). Transtornos mentais comuns em estudantes universitários: Abordagem epidemiológica sobre vulnerabilidades. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português), 16(1), 1–8. https://doi.org/10.11606//issn.1806-6976.smad.2020.157317
Leite, T. D. S., Bonadiman, H. L., & Gaspar, Y. E. (2021). SOBRE AS MORADIAS ESTUDANTIS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS: UMA REVISÃO SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA AFILIAÇÃO À UNIVERSIDADE. Humanidades & Inovação, 8(44), 293–305. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3858
Machado, A. C. A., Guambe, A. J., Polejack, L., Seidl, E. M. F., Mazuze, B. D. S., & Facas, E. P. (2020). SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM MOÇAMBIQUE; Experiência de uma Roda de concersa. Periódicos - UFT | Trabalho (En)Cena, 5(1), 309–327. https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/7597
Nogueira, M. J. C. (2017). SAÚDE MENTAL EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: FATORES PROTETORES E FATORES DE VULNERABILIDADE [Tese de Doutoramento, Universide de Lisboa]. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/28877/1/ulsd730773_td_Maria_Nogueira.pdf
Ussene, S. I. (2017). Recepção e integração de novos estudantes nas residências universitárias: Caso da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo. http://monografias.uem.mz/jspui/handle/123456789/561
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).