O DESPERTAR DO PRAZER PELA LEITURA COM O CONTO O ROSTO, DE VALTER HUGO MÃE
Résumé
A leitura no Brasil, em especial a de textos literários, constitui, ainda hoje, no Brasil, um problema a ser superado. Apesar dos esforços, por meio de programas de leitura e de provimento de bibliotecas escolares, os avanços no número de leitores e de livros lidos são desoladores. Nesse sentido, discutir a formação e leitores é, sem dúvida, ainda imprescindível, tendo em vista que tal realidade resulta no baixo desempenho dos estudantes brasileiros nas avaliações no âmbito nacional e no internacional. Diante disso, este artigo discute a questão e a apresenta um roteiro de leitura do conto O rosto, de Valter Hugo Mãe, destinado ao Ensino Médio, com uma abordagem interacionista. Reveste-se, pois, de importância a questão metodológica que subjaz ao trabalho com leitura na escola, na medida em que toda atividade deve ser significativa para o aluno e concorrer para a entendimento e a apreciação do texto proposto.
Références
BRITTO, Luiz Percival Leme. Ao revés do avesso. Leitura e formação. São Paulo: Pulo do Gato, 2015.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: ____. Vários escritos. 3ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 169-191.
FAILLA, Zoara. (Org.) Retratos: Leituras sobre o comportamento leitor do brasileiro. Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
KUNZ, Marinês A.; SOUZA, Márcia Regina S. de. Leitura e dialogismo: implicações para o ensino. Revista Língua & Literatura. Frederico Westphalen, v. 15, n. 25, p. 33-46, Dez. 2013. Disponibilidade em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1056/1667 Acesso em: 05 jan. 2022.
LAJOLO, Marisa. Literatura: ontem, hoje, amanhã. São Paulo: Editora UNESP, 2018.
MÃE, Valter Hugo. Contos de cães e maus lobos. Ed.: Porto Editora.
PENNAC, D. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos: escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SARAIVA, Juracy; MÜGGE, Ernani. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).